ESCOLA 7 DE OUTUBRO > APRESENTAÇÃO

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

A Escola Sindical 7 de Outubro é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 29 de agosto de 1987. Seu nome é uma homenagem aos operários mortos e feridos, na repressão a uma greve dos trabalhadores da USIMINAS, no Vale do Aço, no dia 7 de Outubro de 1963. Esse “Massacre de Ipatinga” foi um dos episódios do período de arbítrio e repressão, que durante 20 anos marcou a vida política e cultural da população brasileira.

Sendo uma das unidades da rede nacional de formação da CUT, a Escola Sindical 7 de Outubro é responsável pela formação dos dirigentes sindicais dos estados do Espirito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e tem conseguido desenvolver um fecundo processo de intercâmbio com universidades e outro centros de pesquisa no Brasil e no exterior, tornando-se uma referência na elaboração e socialização de conhecimentos sobre os mundos do trabalho, urbano e rural, sobre a formação dos trabalhadores e sobre os desafios encontrados na ação e na organização sindical.

A Escola Sindical nasceu, originalmente, para responder à necessidade dos movimentos populares e sindical de prepararem lideranças para enfrentar os desafios da nova conjuntura que a derrocada do modelo militar de desenvolvimento e a redemocratização da sociedade brasileira representava. Traz consigo também a marca da cooperação e da solidariedade na luta dos trabalhadores tanto no Brasil como em outros países. São trabalhadores que ao longo desses anos, se serviram da Escola como espaço físico e político para, através do intercâmbio de experiências, reforçar os laços da cooperação solidária, apontando para a necessidade de fazer acontecer supranacionalmente as lutas pela igualdade de oportunidades e de direitos.

Ao longo de seus 25 anos, a Escola Sindical 7 de Outubro se tornou um espaço de encontro de trabalhadores do Brasil e do mundo, contribuindo com formação dos trabalhadores, homens e mulheres, indivíduos e cidadãos, desenvolvendo suas potencialidades e reafirmando seu projeto de democratizar a sociedade e de promover o desenvolvimento econômico do País sobre bases sustentáveis e solidárias.

ESTRUTURAS DE GESTÃO DA ESCOLA

As instâncias de direção da Escola Sindical 7 de Outubro são:

Assembléia Geral– constituída por  sócios que a fundaram, pelas  CUT Nacional e CUT do Espírito Santo,  Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Conselho Deliberativo– composto pelos secretários de formação, Administração e finanças da CUT nacional e das estaduais do Espírito Santo, Minas Gerais e do  Rio de Janeiro e; por um representante dos Funcionários da Escola, por um representantes das entidades associadas.

Conselho Fiscal– composto por três membros efetivos e igual número de suplentes, eleito pela Assembléia Geral.

Coordenação Executiva– composta por quatro membros: o coordenador geral, o coordenador administrativo-financeiro e o coordenador de formação e o coordenado de cultura,  nomeados pelo Conselho Deliberativo, ad referendum da Assembléia Geral.

INFRA-ESTRUTURA DA ESCOLA

Instalada na cidade de Belo Horizonte num bairro operário e de grande presença dos movimentos populares e sindicais, a Escola oferece todas as condições favoráveis à realização de eventos. Sua arquitetura conjuga conforto e funcionalidade numa prefeita combinação para o trabalho e o lazer. Os recursos pedagógicos disponibilizados possibilitam melhor desempenho nas atividades didáticas, além de oferecer uma eficiente infra-estrutura de apoio às atividades de formação.

A Escola dispõe de um auditório com 200 lugares e cabine para gravação de vídeo e áudio; 7 plenárias, cada uma delas com capacidade para até 50 pessoas; salas para trabalho em grupo; dormitórios confortáveis com capacidade para hospedar 137 pessoas; refeitório com capacidade para servir 250 refeições por dia; laboratório de informática com 04 máquinas; teatro de arena e, como opção para o lazer, uma quadra de peteca.

Para desenvolver as atividades contidas em seu plano de trabalho, a Escola Sindical 7 de Outubro atualmente possui, em seu quadro de empregados, 12 pessoas lotadas em funções pedagógicas, na área de alimentação e hospedagem e administrativas.

A CONCEPÇÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICA

O Projeto político-pedagógico da Escola Sindical 7 de Outubro propõe a formação integral dos trabalhadores, que promova o pleno desenvolvimento de suas potencialidades, a partir da produção e apropriação coletiva do conhecimento, da interação entre grupos e da valorização e socialização dos saberes e experiências acumuladas na trajetória de vida de cada trabalhador.

PLANO DE TRABALHO

O plano de trabalho da escola é elaborado juntamente com os dirigentes sindicais da região de abrangência que estabelecem as prioridades em reuniões, oficinas e no Encontro Regional de Formação.

Além de atividades de âmbito regional a escola também atende demandas advindas das federações e confederações dos diversos ramos da CUT.