Twitter

ESCOLA 7 DE OUTUBRO > CURSOS > CONJUNTURA E DESAFIOS DA CLASSE TRABALHADORA

CURSOS

Conjuntura e Desafios da Classe Trabalhadora

Conjuntura e Desafios da Classe Trabalhadora

Concepção do Curso de Conjuntura e Desafios da Classe Trabalhadora

A Escola Sindical 7 de Outubro redimensionou o seu Plano de Formação Regional (Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro) para contribuir com o debate de conjuntura voltado à preparação dos quadros dirigentes às etapas do 12º CONCUT (Congresso Nacional da Central Única dos Trabalhadores), à luz dos encaminhamentos do Coletivo Nacional de Formação da CUT (realizado em abril de 2015).

Nesse sentido, o Curso de Conjuntura e Desafios da Classe Trabalhadora está articulado à concepção metodológica do 12º CONCUT, na qual as Escolas Sindicais da Central Única atuam na sistematização de subsídios para qualificar a formulação das diretrizes políticas dos Congressos Estaduais da CUT.

Para tanto, a Escola 7 participou de duas oficinas nacionais sobre a concepção metodológica das etapas congressuais da CUT e estabeleceu um calendário regional para a implementação dos Cursos de Base, em articulação com os Ramos e Estaduais da CUT.

Os Cursos Conjuntura e Desafios da Classe Trabalhadora tem como objetivos: 1) fortalecer o projeto político-organizativo da CUT face à disputa ideológica na conjuntura atual; 2) analisar dados sindicais e socioeconômicos que subsidiem a intervenção sindical dos Ramos e Estaduais da CUT; e 3) contribuir para a qualificação da participação dos dirigentes sindicais nas etapas congressuais do 12º CONCUT.

Na proposta metodológica do Curso, estão previstos três momentos, basicamente. No primeiro, considerando as percepções dos/as participantes sobre a conjuntura atual, os formadores da Escola 7 fazem uma exposição dialogada sobre o texto de conjuntura (internacional e nacional) do 12º CONCUT. No segundo momento, uma síntese de dados socioeconômicos e sindicais é apresentada para subsidiar a compreensão sobre a dinâmica de desenvolvimento da região Sudeste do Brasil, nos últimos 12 anos. Já no terceiro momento, os/as participantes exercitam a formulção de estratégia e plano de lutas, com base na síntese dos debates sobre conjuntura e desenvolvimento regional.

 

Breve Relato do Curso nos Estados (ES/ MG/ RJ)

A Escola 7 já realizou curos sobre conjuntura e desafios da classe trabalhadora nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, envolvendo direções dos sindicatos, federações e CUTs Estaduais.

Em Minas Gerais, foram dois seminários realizados. O primeiro, em 23 de junho, com 35 dirigentes dos sindicatos da Federação Estadual de Metalúrgicos (FEM/MG), em Pouso Alegre, Sul de Minas. O segundo aconteceu na Escola 7, em Belo Horizonte, com 30 dirigentes da Federação Estadual dos Trabalhadores Públicos Municipais de Minas Gerais, em 10 de julho.

No Espírito Santo, os Cursos descentralizados nas regiões do estado, previstos no Plano de Formação da Escola 7, transformaram-se num Pré-Congresso Estadual da CUT/ES, realizado em 24 de julho, em Vitória, com a participação de aproximadamente 100 dirigentes sindicais de diversas categorias. A realização do Pré-Congresso foi uma demanda da CUT/ES para a Escola Sindical 7 de Outubro, visando preparar os delegados eleitos nas assembleias de base para o 13º CECUT/ES.

No estado Rio de Janeiro, o Curso foi realizado para dirigentes sindicais da região de Volta Redonda, no dia 25 de julho. Participaram mais de 30 dirigentes sindicais cutistas da Construção Civil de Volta Redonda, Piraí, Mendes e Rezende e do SINDPACEL, filiados à CUT.

Arquivos: 0

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Cedoc/CUT IOS/CUT Unisoli

Escola Sindical 7
Rua Nascimento, 101 | Barreiro de Cima | Belo Horizonte | MG | CEP 30620-390
Tel.: (55 31) 3383.6789 | www.escola7.org.br