Twitter

ESCOLA 7 DE OUTUBRO > CURSOS > FORMAÇÃO DE FORMADORES DA CUT

CURSOS

Formação de Formadores da CUT

Formação de Formadores da CUT

 

Com o advento do Plano Nacional de Formação de Dirigentes da CUT (PNFD 2009-2012), a Escola Sindical 7 de Outubro retomou o Programa Formação de Formadores (FF) como ação prioritária e permanente, envolvendo dirigentes e militantes sindicais das Estaduais da CUT Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

A partir de um trabalho articulado entre Escola 7, Secretaria Nacional de Formação da CUT e Secretarias Estaduais de Formação, o Programa FF tem sido implementado com os seguintes objetivos:

- Fortalecer a identidade dos/as dirigentes formadores/as com a Concepção Metodológica e com a Rede da Política Nacional de Formação da CUT;

- Problematizar as políticas estratégicas da CUT e sua relação com os desafios político-organizativos do movimento sindical, desde o local de trabalho, face aos desafios da conjuntura nacional e internacional;

- Contribuir para a autonomia metodológica dos/as dirigentes formadores/as e para o processo de interiorização da formação sindical de base das Estaduais da CUT;

- Consolidar o papel dos núcleos estaduais de formadores/as como espaços de reflexão e gestão pedagógicas(planejamento, monitoramento e avaliação) das ações formativas de base das Estaduais da CUT;

- Apontar diretrizes para o processo de sistematização das experiências formativas do programa FF visando avaliar sua contribuição para a formação de quadros dirigentes e da interiorização da ação sindical da CUT.

 

O Programa FF é desenvolvido a partir de diversas ações: módulos formativos (formação inicial e continuada); oficinas pedagógicas centralizadas na Escola 7 e descentralizadas nos estados; atividades de intercâmbio com a participação de formadores de outras escolas sindicais CUTistas, entre outras. Nesse sentido, o FF é o programa que melhor representa a concepção de atuação em rede na formação sindical cutista desenvolvida pela Escola 7.

Ao participarem do Programa, os/as dirigentes e militantes sindicais atuam como formadores/as em iniciativas locais/ regionais de formação sindical nos estados, através do Curso de Organização e Representação Sindical de Base, contando com a coordenação das Secretarias Estaduais de Formação da CUT. A Secretaria Estadual, em seu Plano de Formação, direciona o atendimento das demandas formativas das direções sindicais de entidades de base filiadas ou em processo de filiação à Central Única.

Nesse processo, os/as dirigentes do Programa FF passam a integrar o núcleo de formadores das Estaduais da CUT, que é acompannhado pedagogicamente pela Escola 7 como ação voltada para aprimorar o planejamento e o desenvolvimento metodológico da formação sindical de base.

O FF tem contribuído indiretamente para a gestão democrática do Plano Estadual de Formação das Estaduais, a partir do fortalecimento dos Coletivos Estaduais de Formação da CUT, também coordenados pelas Secretarias de Formação das Estaduais da CUT. Nesse decurso, houve uma revitalização dos Coletivos com aumento do número de participantes e de entidades representativas do movimento sindical CUTista.

A partir de 2015, a Escola 7 se prepara para avançar na estratégia do Programa FF, visando a constituição de uma relação mais orgânica entre a Escola e os dirigentes dos núcleos estaduais de formadores e, com isso, contribuir mais qualificadamente para o fortalecimento da autonomia metodológica dos/as diregentes formadores/as no planejamento pedagógico e no aprofundamento de temas relevantes da ação sindical.

Arquivos: 0

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Cedoc/CUT IOS/CUT Unisoli

Escola Sindical 7
Rua Nascimento, 101 | Barreiro de Cima | Belo Horizonte | MG | CEP 30620-390
Tel.: (55 31) 3383.6789 | www.escola7.org.br