Twitter

ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > NOTA DE REPÚDIO

Nota de repúdio

21/06/2016

Repudiamos a mais uma ação truculenta e de criminalização das lutas sociais nas Ocupações Maria Vitória e Maria Guerreira e a prisão de uma jornalista da Rádio Inconfidência

Escrito por: CUT Minas Gerais

Manifestamos o nosso repúdio a mais uma atuação truculenta e de criminalização das lutas sociais que aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 20/06/16, com cerca de 200 famílias das Ocupações Maria Vitória e Maria Guerreira, em Belo Horizonte, no bairro Copacabana (à Rua Blumenau, próximo aos bairros Santa Amélia e São João Batista, na Zona Norte da capital mineira).
 
De acordo com lideranças que atuam nas Ocupações,  às 6h, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) chegou com um grande efetivo e já cercou a área para efetuar o despejo, sem alternativa digna, sem diálogo e sem negociação.
 
Apelamos também ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), para que cumpra o que prescreve o Novo Código de Processo Civil Brasileiro, que exige audiência prévia e negociação até encontrar alternativa digna prévia. 
 
As Ocupações Maria Vitória e Maria Guerreira já têm 1,4 ano de existência. Nunca se negaram a negociar. Sempre buscaram a Mesa de Negociação e havia um processo em curso. 
 
A prefeitura de Belo Horizonte, como sempre, na gestão Márcio Lacerda, requereu reintegração de posse, foi e continua sendo intransigente pressionando o tempo todo para o despejo. 
 
Despejar SEM ALTERNATIVA DIGNA PRÉVIA em um tempo de FRIO como no mês de junho em Belo Horizonte é também falta de humanidade. A tropa de choque da Guarda Municipal da Prefeitura também participou do despejo. 
 
Também repudiamos a prisão da jornalista da Rádio Inconfidência que foi detida pelo Polícia Militar enquanto acompanhava o processo de despejo. A luta social não é crime! Queremos um posicionamento do governador de Minas Gerais,  Fernando Pimentel, para que pare esta onda de criminalização nas lutas sociais em nosso Estado seja coibida, conforme compromisso que ele assumiu durante sua campanha eleitoral.
 
CUT MG
MST
MAB
Levante Popular da Juventude 
Marcha Mundial de Mulheres 
Sind-UTE MG
Sindieletro MG
Sindipetro MG
Sindicato dos Metalúrgicos de Juiz de Fora e Região
Sindicato dos Empregados do Comércio de Uberlândia e Araguari (Secua)
Sindicato dos Enfermeiros de Minas Gerais
Sindágua MG
SINDIFES
Sinttel MG
Sinpro JF
Sindicato dos Bancários de Juiz de Fora, Zona da Mata e Sul de Minas
Fedetia MG
Sindicato dos Metalúrgicos de BH, Contagem e Região
Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação de Três Corações e Região
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas de Pouso Alegre e Região
  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Cedoc/CUT IOS/CUT Unisoli

Escola Sindical 7
Rua Nascimento, 101 | Barreiro de Cima | Belo Horizonte | MG | CEP 30620-390
Tel.: (55 31) 3383.6789 | www.escola7.org.br