ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > FEDERAÇÃO QUILOMBOLA DE MINAS REALIZA CURSO NA ESCOLA 7

Federação Quilombola de Minas realiza curso na Escola 7

29/04/2016

Reunindo jovens de várias comunidades quilombolas do estado de Minas Gerais, a Federação N'Golo realiza formação para fortalecimento da organização quilombola, em parceira com a FETRAF-MG

A Federação das Comunidades Quilombolas do estado de Minas Gerais - N'Golo realizou a formação de jovens lideranças quilombolas nos dias 28 e 29 de abril, na Escola Sindical 7 de Outubro, Barreiro, Belo Horizonte-MG. A FETRAF/CUT de Minas é parceira desta iniciativa.

Para Sandra Andrade, presidente da Federação, este projeto é fundamental para o fortalecimento da participação da juventude na organização e resistência quilombola em Minas Gerais. Após esta etapa de formação de lideranças, estão previstas ações nas comunidades quilombolas envolvidas, explica Sandra.

Juseleno Anacleto da Silva, coordenador geral da FETRAF-MG, ressalta que o apoio ao projeto tem como objetivo fortalecer a diversidade existente no campo em Minas. Em sua maioria, as comunidades quilombolas são compostas por agricultores familiares que praticam a agroecologia e o resgate da cultura camponesa de resistência, disse Juseleno. A nossa agricultura familiar vem da organização quilombola e devemos avançar na luta pelos direitos destas comunidades tradicionais, enfatizou.

A Escola Sindical 7 de Outubro contribuiu com o debate de conjuntura brasileira durante a formação das jovens lideranças quilombolas. O educador Emanoel Sobrinho, da Escola 7, destacou que o pacto pela democracia, construído no processo de derrota do Regime Miliar, e a agenda de desenvolvimento nacional com inclusão social, protagonizada pelos governos petistas nos últimos anos, estão sob o ataque dos setores conservadores e neoliberais da sociedade politica brasileira. Este risco de retrocesso na democracia e nos direitos sociais só pode ser barrado pela ação vigorosa dos movimentos sociais progressistas, afirmou.

Sandra Andrade falou ainda sobre a continuidade do processo formativo. A expectativa é de que mais jovens participem da próxima etapa, prevista para setembro deste ano, a ser realizada na Escola Sindical 7 de Outubro, disse.

Conheça a N'Golo

A Federação das Comunidades Quilombolas do Estado de Minas Gerais – N’Golo foi criada no ano de 2005 com o apoio de várias entidades, dentre elas, o Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva – CEDEFES. A idéia de criar uma organização estadual das comunidades quilombolas adveio dos próprios quilombolas que entenderam ser fundamental sua articulação. O movimento que culminou com a criação da Federação teve início em 2003, quando vários eventos sobre os direitos quilombolas proporcionaram a mobilização das comunidades. Mais em www.cedefes.org.br