ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > FEDETIA-MG REALIZA SEUS II CONGRESSO NA ESCOLA SINDICAL 7 DE OUTUBRO

FEDETIA-MG realiza seus II Congresso na Escola Sindical 7 de Outubro

27/05/2016

Trabalhadores nas indústrias de alimentação de Minas realizam II Congresso da Federação Democrática (FEDETIA), com a participação de Vicentinho na mesa de abertura

Escrito por: Escola Sindical 7 de Outubro

Osvaldo Teófilo, presidente da FEDETIA-MG, faz saudação aos participantes do II Congresso

O II Congresso da Federação Democrática dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Minas Gerais (FEDETIA) acontece hoje (27) e amanhã (28), na Escola Sindical 7 de Outubro, Barreiro, Belo Horizonte. Mais de 50 dirigentes sindicais participam do Congresso, representando trabalhadores de várias regiões do estado de Minas.

A mesa de abertura do evento contou com a participação dirigentes de entidades representativas dos trabalhadores da alimentação de outros estados. Ernane Garcia, presidente da Federação do Paraná; Célio Elias, da Federação de Santa Catarina; Messias Brum, da Federação do Espírito Santo; e Carlos Cerqueira, coordenador geral do SindAlimentação-BA e tesoureiro da CONTAC (Confederação Nacional Democrática dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação da CUT).

Participaram também da mesa de abertura, o secretário geral da FEDETIA, Humberto Ferreira; o vice-presidente da CUT Minas; Carlos Magno, o presidente da CONTAC, Siderley Oliveira; o deputado federal do PT-SP, Vicentinho; e o presidente da FEDETIA-MG, Osvaldo Teófilo.

Para Osvaldo Teófilo, a realização do II Congresso consolida a Federação e sua representatividade na defesa dos interesses dos trabalhadores na indústria da alimentação no estado de Minas Gerais.

Vicentinho considera que o momento exige dos sindicatos uma postura mais ativa no trabalho de base, a fim de que os trabalhadores compreendam que seus direitos estão em risco com o governo golpista vigente no Brasil. Para ele, afastar Dilma Rousseff da presidência da República é uma tentativa de destruir todas as conquistas que os trabalhadores alcançaram nos últimos anos.

Sirdeley Oliveira avalia que é decisivo ir pra rua defender os direitos e que o movimento sindical tem que fazer este enfrentamento contra qualquer ameaça e retrocesso nas conquistas sociais e trabalhistas.