ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CUT ESPÍRITO SANTO INOVA NA FORMAÇÃO DE QUADROS DIRIGENTES

CUT Espírito Santo inova na formação de quadros dirigentes

29/05/2016

Fortalecer a capacidade de atuação de base a partir da disputa de narrativas é um dos objetivos do programa de formação continuada da CUT-ES, iniciado nos dias 23 e 24 de maio, em Vitória

A Central Única dos Trabalhadores do Espírito Santo (CUT-ES) realizou curso de formação para seus quadros dirigentes no auditório do SINDMETAL, nos dias 23 e 24 de maio. O primeiro módulo do curso contou com a participação da Escola Sindical 7 de Outubro e da Secretaria Nacional de Formação da CUT (SNF).

Segundo Edilson Lenk, jornalista e assessor da CUT-ES, o objetivo principal do programa de formação continuada é capacitar 25 quadros dirigentes para disputar o discurso na sociedade. Para tanto, estão previstos três módulos formativos nos quais os diretores da CUT-ES e dos seus sindicatos exercitarão o processo de construção discursiva com base nos princípios, nas bandeiras de luta e na estratégia político-organizativa da Central.

Para Clemilde Corte, secretária de administração e finanças da CUT-ES, a formação tem papel estratégico para fortalecer o trabalho de base e organizativo da CUT. No contexto atual de acirramento da luta de classes, precisamos de dirigentes capazes de defender de forma intransigente os direitos e interesses da classe trabalhadora, disse Clemilde. Para ela, a contribuição da Escola Sindical 7 de Outubro e da CUT Nacional são indispensáveis para o sucesso desta experiência inovadora na CUT-ES.

Jasseir Fernandes, presidente da CUT-ES, a CUT é um referência de lutas para os trabalhadores contra a ofensiva dos patrões e das elites políticas. Somente a classe trabalhadora organizada e nas ruas pode combater o golpe contra a democracia e a tentativa de retirada dos direitos e das conquistas sociais, afirmou. Jasseir acredita que a militância CUTista deve estar preparada para fazer este enfrentamento e organizar as massas.

Pérsio Plensack, coordenador da SNF e assessor da CUT Nacional, considera o curso de formação continuada da CUT-ES um importante exemplo para a Rede Nacional de Formação da Central. Para Pérsio, as Estaduais da CUT devem experimentar processos formativos próprios e condizentes com sua realidade de lutas. A SNF continuará a dar o apoio político-institucional para que a formação continuada de quadros dirigentes se consolide no estado, disse.

Vandercy Soares Neto, coordenador de formação da Escola 7 e diretor da CUT-ES, avalia que o primeiro módulo de formação continuada foi relevante para compreender os desafios da conjuntura atual e avançar na perspectiva de luta.