ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > MARISA LETÍCIA, INSPIRAÇÃO PARA QUEM LUTA!

Marisa Letícia, inspiração para quem luta!

03/02/2017

A Escola Sindical 7 de Outubro, através do seu coordenador geral Adilson Pereira dos Santos, manifesta solidariedade à família Lula da Silva pelo falecimento de Dona Marisa Letícia.

Escrito por: Adilson Pereira dos Santos, coordenador geral da Escola Sindical 7 de Outubro

A Escola Sindical 7 de Outubro manifesta sua solidariedade à família Lula da Silva pelo falecimento de Dona Marisa Letícia. O dia 3 de fevereiro de 2017 nos marcou pela despedida de uma guerreira que nunca desistiu da luta por democracia, justiça social e igualdade substantiva.

Dona Marisa participou do enfrentamento à Ditadura Militar que encarcerou Lula e seus companheiros de diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo, organizando e participando ativamente da passeata das mulheres contra a prisão arbitrária dos líderes da greve do ABC.

Para contribuir com a luta sindical, Dona Marisa atuou na organização de fundos de greve que fortaleceram a solidariedade de classe e as ações reivindicativas por melhores condições de trabalho e vida dos trabalhadores e trabalhadoras.

A primeira bandeira do Partido dos Trabalhadores nasceu das mãos talentosas de Dona Marisa. Transformou sua residência numa fábrica de camisas, ajudando na arrecadação de fundos para o PT que emergia junto com as lutas de massas da classe trabalhadora.

Seu exemplo como esposa, mãe e avó é irretocável. Com liderança afetuosa e perspicaz, sempre manteve a família unida e fortalecida, mesmo diante dos reveses da vida e da luta política. Dona Marisa atuava como uma retaguarda firme para o maior líder político deste país, Lula.

Sua distinção e humanidade revigoraram o papel de Primeira-Dama da República. Com seus conselhos e observações, Dona Marisa contribuiu para democratizar o Estado brasileiro. Ela compreendia que olhar para os mais humildes era o verdadeiro sentido da política num país que clama por igualdade, justiça social e cidadania.

Dona Marisa, sua trajetória de vida e dedicação abnegada às causas sociais continuarão a inspirar mulheres e homens que acreditam no Brasil e no poder do seu povo. O brilho de sua luz nunca se apagará de nossos corações, mesmo em tempos sombrios e de intolerância.

(...)

“Baixa os olhos sobre estas mãos

que um dia costuraram a estrela branca

sobre campo vermelho

como quem captura a luz dos olhos da multidão

movida por tua voz de madrugada

no portão da fábrica

E se despediu do medo e do silencio.

E cavalgou ventos e tempestades

e quando a Noite – um dia – o levou a ferros

aprendeu que em tempos de tirania,

a ferocidade dobra”

(...)

Trecho do poema de Pedro Tierra em homenagem a Dona Marisa Letícia. Brasília, 02 de fevereiro de 2017.

Marisa Letícia, presente!

Belo Horizonte, 03 de fevereiro de 2017.

Adilson Pereira dos Santos

Coordenador da Escola Sindical 7 de Outubro