ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > ASSIN PROMOVE SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO PARA ASSOCIADOS

Assin promove Seminário de Formação para associados

11/08/2017

A Associação de Servidores do Incaper (Assin-ES/FASER) promove o Seminário Desafios e Oportunidades da Assin na Atual Conjuntura, nos dias 11 e 12 de agosto, na Pousada Paul Brasil, em Anchieta-ES.

Escrito por: Assin-ES, reproduzido do site www.assin.org.br

Para fortalecer a luta é preciso Formação. Pensando nisso, a Assin promove, em parceria com a FASER e o Sindipúblicos, o Seminário Desafios e Oportunidades da Assin na Atual Conjuntura. O evento ocorre nos dias 11 e 12 de agosto, na Pousada Pau Brasil, em Anchieta, e tem como objetivo identificar o papel da associação nesse momento de retrocesso político e de perda de direitos que o Brasil enfrenta.

“Convidamos intelectuais e lideranças ligados à área de economia, da política, do mundo do trabalho, dos movimentos sociais da agricultura familiar e da extensão rural e pesquisa pública agrícola para falar sobre os seus diferentes pontos de vista acerca da atual conjuntura que estamos vivendo, tanto a nível estadual, quanto nacional e internacional. Precisamos avaliar esse cenário, entendendo os reais motivos da crise, para que possamos fazer uma luta consciente pautada na defesa dos nossos direitos, que estão sendo negados cotidianamente”, comenta o Diretor Administrativo da Assin, Iran Milanez.

Para o primeiro dia de formação, foram convidados o professor da Ufes Arlindo Vilaschi e a Representante da CUT, Elisangela dos Santos Araújo, que vão tratar exatamente do atual cenário político, econômico e do trabalho que o Brasil vive e traçar novos caminhos de atuação.

Ainda no dia 11 de agosto, haverá a mesa “Desafios e Oportunidades para os Trabalhadores e Trabalhadoras da ATER e Pesquisa Pública – Eixo Internacional e Nacional”. O debate será ministrado pelos pesquisadores da ATER Marcus Peixoto do Senado Federal e Eros Mussoi Prof. Dr. Universidade Federal de Florianópolis. Haverá também a presença do Deputado e também Presidente da Frente Parlamentar da ATER, José Silva, que fará uma exposição sobre ATER pública no Brasil e os projetos que estão em discussão no parlamento brasileiro.

No dia 12 de agosto o seminário dará continuidade com a mesa “Oportunidades para os trabalhadores e trabalhadoras da ATER/Pesquisa”, na qual estarão presentes o Presidente da FASER, Carlos Carvalho, e o Presidente da Assin, Edegar Formentini, que vai relatar o que o Incaper tem sofrido com o sucateamento dos seus equipamentos e a luta da Assim contra esse desmonte da instituição. Para finalizar o Seminário, também estarão presentes alguns representantes da Direção Nacional do Movimento dos Pequenos Agricultores para traçar um panorama da luta dos movimentos sociais do campo.

O seminário é um desdobramento do curso de “Formação de Formadores”, que os associados Iran Milanez, Samir Oliveira e Dirceu Antunes (Lêla) participaram em Belo Horizonte, promovido pela FASER.  “O curso é focado em formar trabalhadores dentro do contexto da luta por direitos e o seminário é a primeira etapa desse processo. Acredito que o seminário trará uma nova força de entendimento para nós e para a pesquisa e ATER pública. Conseguimos trazer nomes importantes que vão nos passar as suas experiências e opiniões. Para nós ficará o desafio de transformar esse conhecimento em ação”, explica o associado Adolfo Brás Sunderhus.

Ao fim do evento, serão formados grupos trabalho para discutir e traçar um Plano Estratégico de Lutas com definição de ações de curto, médio e longo prazo. “Entendemos que o nosso papel neste momento é unir os servidores. Auxiliares, Assistentes, Técnicos, Analistas, Extensionistas e Pesquisadores, todos agimos juntos e temos a mesma importância, todo o trabalho tem um impacto na vida do agricultor familiar, que é o nosso grande público, por isso gostaríamos de convidar todos e todas para o seminário”, completa Iran.

Além disso, estará presente no evento uma delegação do SINTER-MG (Sindicato dos Trabalhadores da Emater-MG)  e uma delegação da AFERJ (Associação de Funcionários da Emater-RJ) que trarão uma visão do panorama e da atuação dos extensionistas nesses estados.

I – SEMINÁRIO ‘DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA ASSIN NA ATUAL CONJUNTURA’

Data: 11 e 12 de agosto de 2017

Local: Pousada Pau Brasil

Endereço: Rua 11, s/n, Praia de Ubu, Anchieta, ES.

1º dia – 11 de agosto de 2017 (sexta-feira)

09h – Recepção e café da manhã

10h15 – Formação da Mesa 1 – Análise de Conjuntura Nacional e Estadual

10h30 – Arlindo Villaschi – Professor do Departamento de Economia da UFES

11h15 – Elisangela dos Santos Araújo- Representante da CUT

12h – Debates

12h30 – Almoço

14h – Formação da Mesa 2 – “Desafios e Oportunidades para os Trabalhadores e Trabalhadoras da ATER e Pesquisa Pública – Eixo Internacional e Nacional”

14h15 – Conjuntura internacional da ATER/Pesquisa Pública- Marcus Peixoto Senado Federal;

15h – Conjuntura Nacional da ATER/Pesquisa Pública – Eros Mussoi (Prof. Dr. Universidade Federal de Florianópolis)

15h45 – Debates

16h15 – Intervalo

16h30 – Exposição – A visão da Frente Parlamentar para a ATER do BRASIL

Expositor – Deputado José Silva – Presidente Frente Parlamentar da ATER

17h15 – Debates

17h30 – Encerramento do primeiro dia

19h – Jantar

2º dia – 12 de agosto de 2017

08h15 – Formação da mesa 3 – “Oportunidades para os trabalhadores e trabalhadoras da ATER/Pesquisa”

08h30 – Presidente da FASER – Carlos Carvalho

09h15 – Extensão Rural e Pesquisa de Qualidade – Edegar Formentini – Presidente da ASSIN

10h – Raul Ristow  Krause –  Direção Nacional do Movimento dos Pequenos Agricultores –  MPA.

10h45 – Debates

11h30 – Trabalho em grupo – Encaminhamentos e proposições de luta