ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > ESCOLA 7 INTEGRA PROGRAMAÇÃO DA SEMANA PAULO FREIRE

Escola 7 integra programação da Semana Paulo Freire

18/09/2017

A Semana Paulo Freire – Ação Cultural para a Liberdade é uma iniciativa que comemora o 96º aniversário de nascimento e legado desse educador, declarado patrono da educação brasileira

Escrito por: Emanoel Sobrinho, educador da Escola Sindical 7 de Outubro

A Escola Sindical 7 de Outubro nesta segunda-feira (18) acolherá um dos eventos que comemora o 96º aniversário de nascimento do educador e filósofo da contemporaneidade Paulo Freire. “Flores para Freire” contará com a participação de alunos e professores do projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Dinorah Magalhães Fabri, sob a coordenação da professora Maria José da Silva, a partir das 19h, no auditório da Escola 7.

A Semana Paulo Freire tem como tema “Ação Cultural para a Liberdade” - título de uma das obras desse educador -, e reúne educadores, alunos e militantes de diversas entidades educativas e culturais que atuam em Belo Horizonte, entre as quais a Escola Sindical 7 de Outubro.

A Semana foi iniciada ontem (17) com o “Ato da solidariedade internacionalista”, sob a responsabilidade da Associação Cultural José Martín-MG, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, às 9h. O evento contou com a participação do professor cubano Mariano Alberto Isla Guerra, da Associação de Pedagogos de Cuba.

Na quarta-feira (20), às 15h, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizará a audiência pública destinada a debater as contribuições do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire para a área da educação, bem como a importância mundial de seu pensamento e sua obra, através da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia e do gabinete do deputado estadual Rogério Correia, autor do requerimento da audiência.

A Semana Paulo Freire será encerrada no sábado (23), com “Roda de Conversa: à luz de Paulo Freire: gestão democrática e participativa”, sob a coordenação do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Belo Horizonte, das 8h às 12h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, localizada à Rua Carangola, no bairro Santo Antônio.

Para Adilson Pereira, coordenador geral da Escola Sindical 7 de Outubro, a Semana Paulo Freire é uma relevante iniciativa para manter a vitalidade do pensamento e obra de um dos maiores intelectuais da educação contemporânea no mundo. Diante de tantos ataques à educação no Brasil, celebrar o nascimento e a obra Paulo Freire, bem como as experiências inspiradas no seu legado, é um ato de resistência e liberdade, enfatizou Adilson.

Paulo Freire nasceu no dia 19 de setembro de 1921, em Recife-PE, e faleceu no dia 2 de maio de 1997, na cidade de São Paulo, aos 75 anos.