ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > ESCOLA SINDICAL 7 DE OUTUBRO NA CARAVANA LULA EM IPATINGA

Escola Sindical 7 de Outubro na Caravana Lula em Ipatinga

26/10/2017

Lula recebeu das mãos de Adilson dos Santos, coordenador geral da Escola Sindical, a camisa comemorativa dos 30 anos da entidade no ato de abertura da Caravana, em Ipatinga-MG

Escrito por: Emanoel Sobrinho, educador da Escola Sindical 7 de Outubro

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi presenteado com a camisa de comemoração dos 30 anos da Escola Sindical 7 de Outubro, na segunda-feira (23), no ato público que abriu a Caravana Lula por Minas Gerais, realizada na Praça dos Três Poderes, em Ipatinga, cidade referência do Vale do Aço mineiro.

Lula recebeu das mãos do coordenador geral da Escola Sindical 7 de Outubro a camisa dos 30 anos e uma caixa de presentes com o livro sobre o Massacre de Ipatinga, ocorrido em 7 de Outubro de 1963, publicado pela Comissão Nacional da Verdade, juntamente com uma carta e fotos que relembram a passagem de Lula pela Escola Sindical, nos anos de 1990.

Adilson se emocionou com o gesto generoso do ex-presidente Lula ao receber os presentes da Escola Sindical, durante a abertura do ato público, na presença de autoridades, como a vereadora Lene Teixeira (PT-Ipatinga), o deputado federal Patrus Ananias (PT-MG), Fernando Pimentel, governador de Minas Gerais, e da ex-presidenta da República, Dilma Rousseff.

“Lula está no DNA da nossa Escola, pois o ex-presidente foi um dos apoiadores da proposta de se construir uma escola sindical para os trabalhadores urbanos e rurais de Minas Gerais e, com isso, foi fundada a primeira escola da Política Nacional de Formação da CUT, em 29 de agosto de 1987”, disse.

Vagner Freitas, presidente da CUT-Brasil, reforçou a importância da Escola Sindical para manter viva a memória dos trabalhadores grevistas mortos no Massacre de Ipatinga, em 1963. Para Vagner Freitas, a Escola Sindical 7 de Outubro é um emblema da capacidade de luta e resistência da classe trabalhadora mineira e brasileira.

A Escola Sindical acompanhará a visita de Lula ao Museu Casa João Guimarães Rosa, em Cordisburgo, no dia 29 de outubro. Nesta oportunidade, Adilson dos Santos participará de atos culturais e acompanhará os depoimentos das pessoas que tiveram suas vidas mudadas com as políticas públicas dos governos petistas.