ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > STIMEIC ADERE À CAMPANHA DE REVITALIZAÇÃO DA ESCOLA SINDICAL

STIMEIC adere à campanha de revitalização da Escola Sindical

20/08/2018

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas de Extrema, Itapeva e Camanducaia (STIMEIC) é parte integrante da campanha de revitalização da Escola Sindical 7 de Outubro

Escrito por: Emanoel Sobrinho, educador da Escola Sindical 7 de Outubro

Alexandra Fernandes do Amaral Marques, tesoureira do STIMEIC e secretária de formação da Federação dos Metalúrgicos de Minas Gerais (FEM/CUT-MG), e Vanderlei Pereira Marques, secretário geral do STIMEIC, participaram das atividades de formação do Projeto Vida Viva, realizadas na Escola Sindical 7 de Outubro, entre os dias 17 e 19 de agosto.

Nesta oportunidade, eles trouxeram a importante adesão do STIMEIC - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Material Elétrico de Extrema, Itapeva e Camanducaia - à campanha de revitalização da Escola Sindical 7 de Outubro.

O STIMEIC é filiado à Central Única dos Trabalhadores (CUT) e tem contribuído significativamente para potencializar a formação sindical cutista em Minas Gerais e no Brasil, sobretudo, por meio da FEM/CUT-MG e da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT).

Para Alexandra Fernandes Marques, a Escola Sindical é um espaço essencial para a formação da classe trabalhadora e, ao longo dos seus quase 31 anos de existência, tem contribuído para o fortalecimento do sindicalismo classista, combativo e democrático de Minas Gerais e do Brasil. “O STIMEIC não poderia ficar de fora desta importante iniciativa de revitalização da Escola Sindical, pois se trata de um patrimônio construído pela solidariedade entre trabalhadores brasileiros e italianos, visando o empoderamento da classe trabalhadora”, enfatizou.

Vanderlei Pereira Marques também concorda que participar da campanha é uma atitude coerente com o fortalecimento do projeto político-organizativo dos metalúrgicos e do conjunto da classe trabalhadora organizada em movimentos sociais e na CUT. Para ele, a Escola Sindical é um espaço privilegiado de encontro e formação político-ideológica da classe trabalhadora e deve ser fortalecido por todos os sindicatos CUTistas.

O coordenador geral da Escola Sindical 7 de Outubro, Adilson Pereira dos Santos, metalúrgico cutista, agradeceu a colaboração militante do STIMEIC e acredita que iniciativas como essas podem inspirar mais sindicatos a se engajar no processo de revitalização da Escola Sindical. “Esta coordenação assumiu o compromisso de zelar e qualificar este instrumento político-pedagógico da formação sindical CUTista, mas esta responsabilidade é de todos nós do movimento sindical”, destacou.

No dia 29 de agosto deste ano, a Escola Sindical completará 31 anos de fundação. Seu sindicato pode contribuir de diversas formas com esta campanha. Procure a Escola Sindical e saiba como fazer sua colaboração militante, através do e-mail: [email protected] e do fone: (31) 3383-6789.