ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > METALÚRGICOS DE FEIRA DE SANTANA ELEGEM NOVA DIREÇÃO

Metalúrgicos de Feira de Santana elegem Nova Direção

06/11/2015

Com mais de 96% dos votos válidos, chapa da CNM/CUT é eleita pela categoria metalúrgica. Mais de 72% dos associados compareceram às urnas e confirmaram a confiança na chapa cutista

Escrito por: Emanoel Sobrinho, educador da Escola 7

Em entrevista ao vivo no programa "De olho na Cidade", ontem (05/11) à tarde, Vagner Freitas, presidente da CUT Nacional, falou sobre crise no Brasil e no mundo, bem como acerca da posição contrária da Central Única em relação à política econômica adotada pelo governo federal. Para Vagner, ser contra a política econômica recessiva em curso no país não significa apoiar o golpe à democracia.

Na Rádio Princesa 96.9 FM, o presidente da CUT Nacional mandou recado para a oposição que flerta com a ideia de golpe: "Quem quiser a presidência da República deve se preparar para a disputa eleitoral de 2018; Dilma Rousseff governará até lá", enfatizou Vagner.

A passagem de Vagner Freitas à cidade de Feira de Santana teve como razão principal o apoio da CUT Nacional ao processo eleitoral do Sindicato dos Metalúrgicos de Feira de Santana e Região (STIM), ocorrida entre os dias 03, 04 e 05 de novembro. Nas ondas da rádio, Vagner destacou o STIM Feira de Santana como um dos sindicatos mais importantes do estado e do Brasil, e fez referência à atuação combativa dos seus dirigentes sindicais.

O reconhecimento do presidente da CUT Nacional não é à toa. O STIM é o único sindicato dos metalúrgicos filiado no estado filiado à CUT e que possui dirigentes sindicais na CUT Bahia e na presidência da Federação Nordeste dos Metalúrgicos - FIMETAL NE, ligada à Confederação Nacional dos Metalúrgicos - CNM.

Há seis anos, dirigentes sindicais cutistas assumiram a gestão do STIM e foram responsáveis por muitas lutas e conquistas que elevaram a consciência de classe e as condições de trabalho e vida da categoria metalúrgica de Feira de Santana e Região, além da atuação solidária com outras categorias. Entre as conquistas, destacam-se sucessivos ganhos reais nos salários, PLR, reintegração de trabalhadores demitidos, organização por local de trabalho, formação sindical, a construção de um clube da categoria, entre outras.

A chapa única, encabeçada por Josenilton Ferreira Pereira (Cebola), foi eleita ontem pela categoria, que compareceu massivamente às urnas fixas e itinerantes - mais de 72% dos associados/as aptos/as votaram. Mais de 96% dos/as votantes legitimaram a chapa cutista, fazendo valer a vontade política e democrática dos/as associados/as em dar continuidade às lutas e avançar nas conquistas por mais direitos e empregos na Indústria, com autonomia sindical e combatividade.

Ontem, depois da apuração das urnas e divulgação do resultado vitorioso, Cebola agradeceu a solidariedade de dirigentes e militantes dos Sindicatos CUTistas, da Escola 7 de Outubro, da Fimetal Nordeste e da CNM ao fortalecimento da democracia no STIM Feira de Santana e Região.

Conheça o perfil do novo presidente do STIM, Josenilton Ferreira Pereira (Cebola)

Com 38 anos, Cebola nasceu em Feira de Santana, é casado e tem dois filhos. Iniciou sua militância no movimento estudantil, combatendo as políticas neoliberais da década de 1990, e presidiu a associação de futebol do PELA (Jardim Acácia), entre 2012-2013.

Como dirigente sindical dos metalúrgicos de Feira de Santana e Região, Cebola integrou a Direção da Escola Sindical da CUT no Nordeste (2012-2015), o Coletivo de Formação da CNM, e foi reconduzido pelo 14º Congresso Estadual da Central Única dos Trabalhadores da Bahia (CECUT-BA) para exercer o segundo mandato como Secretário Estadual de Organização e Política Sindical da CUT-BA até 2019. Além disto, ele atua como dirigente formador de sindicatos cutistas urbanos e rurais filiados à CUT no estado da Bahia.

*Foto: Vagner Freitas (à direita), presidente da CUT Nacional, e Cebola (à esquerda), presidente eleito do STIM Feira de Santana e Região, na Rádio Princesa FM, ontem (05/11/2015), em Feira de Santana.