ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > FORMADORES/A SE REÚNEM PARA PLANEJAR 4º MÓDULO DE ORSB DA TURMA REGIONAL DE UBERLÂNDIA

Formadores/a se reúnem para planejar 4º Módulo de ORSB da turma regional de Uberlândia

12/11/2015

O 4º módulo do Curso de Organização e Representação Sindical (ORSB) da turma regional de Uberlândia, da CUT-MG, acontecerá nos dias 20 e 21 de novembro, na Escola Sindical 7 de Outubro

Na sala de reuniões da Escola Sindical 7 de Outubro, aconteceu a reunião de planejamento do 4º Módulo do Curso de ORSB da turma regional de Uberlândia, da CUT-MG, com a participação de Valter Fidelis, dirigente formador do Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem, Luiz Carlos (Luizinho), Silvia De Martin e Emanoel Sobrinho, da Escola Sindical.

O 4º Módulo do Curso de Organização e Representação Sindical de Base integra a estratégia de formação continuada de dirigentes sindicais da CUT Regional de Uberlândia, tendo em vista a importância de capacitar novos quadros para a intervenção qualificada no local de trabalho e para a disputa de hegemonia na sociedade.

O tema central do módulo será Relações de Gênero e Movimento Sindical. Para o dirigente formador Valter Fidelis, esta abordagem está em sintonia com a conjuntura das lutas das trabalhadoras contra o Congresso Nacional conservador e retrógado, bem como com os avanços conquistados pelas mulheres na implementação da paridade entre homens e mulheres nos cargos da CUT Nacional e dos estados, durante o 12º CONCUT (2015).

O módulo acontecerá dois dias depois da Marcha das Mulheres Negras (18/11), em Brasília, cuja bandeira central é #ForaCunha. O presidente da Câmara e sua bancada religiosa conservadora tem colocado em pauta projetos de lei que ferem os direitos das mulheres e da população LGBT, além de reforçar a criminalização das mulheres vítimas de violência sexual.

Neste contexto, vem à tona o debate sobre a representação política no Brasil. Numa população majoritariamente feminina (mais de 50% dos país), as mulheres estão subrepresentadas no Congresso Nacional, compondo apenas 10% dos/as parlamentares nas duas casas legislativas. Daí a urgência de uma Constituinte exclusiva e livre sobre o sistema político brasileiro para que as mulheres tenham mais vez e vos na política.

O 4º móduolo acontecerá nos dias 20 e 21 de novembro, na Escola Sindical 7 de Outubro, e contará com a participação de mais de 20 dirigentes sindicais de Uberlândia e região, além da presença da presidenta da CUT Minas, Beatriz Cerqueira.