Twitter

ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > ESCOLA 7 FAZ FORMAÇÃO PARA DELEGADOS/AS SINDICAIS DE BASE DO SINTTEL

Escola 7 faz formação para delegados/as sindicais de base do SINTTEL

16/12/2015

Cerca 15 delegados sindicais de base do SINTTEL participaram na manhã de hoje (16), da formação sindical sobre fundamentos do trabalho, história operariado no Brasil e projeto sindical da CUT.

Escrito por: Escola Sindical 7 de Outubro

 

Delegados sindicais de base do SINTTEL

 

Cerca 15 delegados sindicais de base do SINTTEL participaram hoje (16) de formação sindical sobre fundamentos do trabalho, história do movimento operário no Brasil e projeto sindical da CUT, pela manhã, na Escola Sindical 7 de Outubro, Barreiro, Belo Horizonte-MG.

Participaram os/as delegados das empresas de telecomunicações e call center (AlmaViva, CONTAX e VGX) tiveram oportunidade de refletir criticamente sobre a exploração do trabalho no capitalismo e as lutas e experiências de organização da classe trabalhadora para emancipar os/as trabalhadores/as da dominação do capital.

Para tanto, o educador Emanoel Sobrinho, da Escola 7, abordou os fundamentos teóricos sobre a ontologia do trabalho e as experiências de resistência e emancipação dos/as trabalhadores contra o capital, destacando o papel da Central Única dos Trabalhadores (CUT) nas lutas de massa em defesa de melhores condições de trabalho e vida, da democracia e do socialismo (enquanto modelo de sociedade sem exploração).

Os/As participantes avaliaram positivamente a formação por conseguir articular a história do movimento operário brasileiro e as questões relacionadas da resistência atual dos/as trabalhadores/as no local de trabalho e na sociedade, sobretudo, contra as práticas de intensificação da jornada, assédio moral, descumprimento de acordo coletivo e outros abusos patronais.

Após a formação de hoje, os/as delegados sindicais de base do SINTTEL participarão do ato de rua em defesa da democracia, convocado pela CUT e demais movimentos sociais para as 16h, com concentração na praça Afonso Arino, no centro de Belo Horizonte.

A classe trabalhadora e suas organizações estarão nas ruas de todo o Brasil, hoje, para dizer não à tentativa de golpe contra a democracia e contra os direitos dos/as trabalhadores/as!

A formação dos/as delegados/as sindicais continuará amanhã (17) com análise de conjuntura da realidade brasileira, e também com a abordagem crítica sobre o processo de flexibilização das relações trabalhistas e neoliberalismo, que será ministrada pelo assessor do SINTTEL, Luiz Bittencourt.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Cedoc/CUT IOS/CUT Unisoli

Escola Sindical 7
Rua Nascimento, 101 | Barreiro de Cima | Belo Horizonte | MG | CEP 30620-390
Tel.: (55 31) 3383.6789 | www.escola7.org.br