ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > REUNIÃO DEBATE A ESTRATÉGIA DE ORGANIZAÇÃO DO V ENCONTRO NACIONAL DE BLOGUEIROS E ATIVISTAS DIGITAIS

Reunião debate a estratégia de organização do V Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais

27/01/2016

Dirigentes sindicais, militantes do movimento popular, ativistas digitais e blogueiros discutem a organização do V Encontro, no Sindicato dos Jornalistas, em Belo Horizonte.

Escrito por: Escola Sindical 7 de Outubro

A sala de reuniões do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais lotou de dirigentes sindicais, militantes dos movimentos sociais e ativistas digitais, presentes à reunião preparatória do V Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais, na tarde de ontem (26).

Minas Gerais será o palco do V Encontro Nacional e o blogueiro Altamiro Borges, Miro, explicou a razão. Para ele, o estado mineiro passou a ter uma expressão política relevante na derrota do retrocesso e das forças conservadoras na disputa eleitoral de 2014, como fruto da resistência e combatividade do movimento sindical e das organizações populares contra a gestão do PSDB.

Miro também disse que, embora outros estados tenham feito o pleito para a realização do Encontro, Belo Horizonte é mais central para o deslocamento da caravana de ativistas digitais que participarão, vindos de todos os cantos do Brasil e de outros países.

O desafio de barrar a ofensiva fascitizante na sociedade é questão central na luta dos blogueiros progressistas. Para Miro, o ano de 2015 foi marcado pela ofensiva da direita nas ruas e nos aparatos de Estado, como a Polícia Federal, além da atuação da mídia hegemônica. Essa onda virulenta foi contraposta pelas manifestações de massa dos movimentos populares em defesa da democracia e contra a política econômica recessiva no final de 2015.

Por essa razão, a Comissão Nacional que organiza o V Encontro optou pelo tema Ampliação da Democracia, no qual a democratização da comunicação tem um caráter estratégico. Miro acredita que, com o fim do financiamento empresarial de campanhas valendo para as eleições municipais deste ano, a blogosfera e as redes digitais terão papel decisivo na disputa ideológica eleitoral.

Beatriz Cerqueira, presidenta da CUT-MG, defende que os movimentos sociais dêem sustentação política e material para a realização do Encontro, em Belo Horizonte-MG. Beatriz colocou a CUT e as suas entidades sindicais à disposição para contribuir na organização do evento.

A Comissão Nacional espera contar com o apoio dos governos federal e mineiro para viabilizar a participação de mil blogueiros e ativistas digitais entre os dias 20 e 22 de maio de 2016, durante o V Encontro, em Belo Horizonte.

Foram constituídos Grupos de Trabalho responsáveis pela organização do Encontro com a participação das entidades representativas e ativistas reunidos, ontem. Quais sejam: Comunicação, Mobilização, Infraestrutura, Oficinas e Finanças.

A Escola Sindical 7 de Outubro integra o GT de Mobilização e contribuirá com a CUT na articulação de dirigentes e militantes sindicais que defendem a democratização da comunicação nos estados Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, onde concentra sua atuação institucional.

A próxima reunião de organização do V Encontro será no dia 22 de fevereiro. Logo após o Carnaval, a Comissão Nacional pretende informar o local do V Encontro para orientar as caravanas que participarão dos debates e intercâmbios durante o evento.

Ajude a divulgar o V Encontro #5BlogProg nas redes.