ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > GIRO NA FORMAÇÃO SINDICAL DA ESCOLA 7

Giro na formação sindical da Escola 7

05/04/2016

Escola Sindical 7 de Outubro fortalece sua ação descentralizada e em rede no mês de março. Acompanhe as principais atividades formativas realizadas dentro e fora do espaço da Escola.

Escrito por: Escola Sindical 7 de Outubro

Confira um giro de notícias da formação sindical que reforça o papel da Escola Sindical 7 de Outubro como articuladora de ações formativas. Destaque para o março de luta das mulheres!

No mês da luta feminista pela igualdade de direitos e oportunidades, a Escola 7 foi ambientada para homenagear o Dia Internacional da Mulher, 8 de março! Arranjos e cartazes afirmaram a passagem deste importante marco para a conquista de direitos pelas mulheres. E não parou por aí.

A Escola 7 também produziu um boletim especial para o 19º Encontro Nacional de Formação da Central Única dos Trabalhadores (ENAFOR), ocorrido entre os dias 9 e 12 de março, em Atibaia-SP. No editorial do boletim, Adilson Pereira, coordenador geral, abordou a centralidade da luta das mulheres para a construção de uma sociedade verdadeiramente democrática e igualitária.

O 19º ENAFOR contou com a participação da coordenação executiva - Adilson Pereira, Vandercy Soares e Juarez Antunes - e dos educadores - Silvia De Martin e Emanoel Sobrinho - da Escola 7, além dos secretários de formação da CUT Minas e da CUT Espírito Santo, Gilmar e Eloisa respectivamente.

O ENAFOR é a principal instância de deliberação da política de formação da CUT. As diretrizes discutidas e encaminhadas pelo Encontro contribuirão para a gestão da Secretaria Nacional de Formação da CUT, assumida por Rosane Bertotti e pela adjunta Sueli Veiga, e para todas as instâncias da Rede Nacional de Formação, isto é, as Estaduais, Ramos e Escolas Sindicais da Central.

A convite do professor Luciano Novaes da PUC-Contagem, Fernando Cançado, coordenador administrativo-financeiro da Escola 7 e coordenador geral do SINTTEL-MG, realizou palestra sobre política negocial, a partir da perspectiva dos trabalhadores sobre a negociação coletiva, com estudantes do Curso de Administração. O educador Emanoel da Escola 7 foi um dos palestrantes. A atividade aconteceu na noite do dia 16 de março, e contou com mais de 40 estudantes.

Atendendo demanda formativa pela Rede CUT, a Escola 7 atuou no Encontro Regional sobre Concepção e Prática Sindical, nos dias 18 e 19 de março, realizado na Câmara de Vereadores de Eunápolis-BA. O Encontro foi coordenado por Moises Vital, secretário de formação do Sindicato dos Bancários do Extremo Sul e coordenador da Regional da CUT, e contou com a participação de dirigentes sindicais do Sindiacser (agentes de saúde), da APLB-Sindicato de Porto Seguro e Eunápolis (trabalhadores da educação), SINTERP-BA (radialistas), do Sindivigilantes-BA, assessoria do vereador Lucas Leite (PT-Eunápolis), dos Aeroviários, dos Bancários e da CUT Nacional.

Neste Encontro, a articulação entre teoria e prática potencializou o ato contra o golpe em favor da democracia, organizado pelos movimentos sociais de Eunápolis, na tarde do dia 18. Após realizar um profundo debate sobre os desafios da conjuntura política brasileira, os participantes do Encontro engrossaram as fileiras do movimento que reuniu quase duas mil pessoas pelas ruas da cidade em defesa da democracia.

A formação também acontece nas dependências da Escola Sindical 7 de Outubro. Destaque para as atividades do Núcleo de Estudos sobre o Mundo do Trabalho que problematizou temas como mercado de trabalho e juventude e análise da conjuntura brasileira, com a participação de dirigentes do SINTTEL-MG e equipe da Escola 7.

O planejamento estratégico do Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem e Região foi realizado na Escola 7, entre os dias 22 e 24 de março, com a participação dos dirigentes sindicais da entidade.  A atividade foi assessorada pelo companheiro Guaru, da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT.

Outro sindicato que também realizou planejamento estratégico na Escola foi o SINDIELETRO-MG, nos dias 21, 22 e 23 de março. José Luiz Fazzi foi o responsável pela mediação metodológica da atividade, que contou com os membros da direção colegiada da entidade.