ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > PLENÁRIA SINDICAL DA CUT MINAS FORTALECE UNIDADE DOS TRABALHADORES CONTRA O GOLPE

Plenária Sindical da CUT Minas fortalece unidade dos trabalhadores contra o golpe

20/04/2016

No auditório da CUT Minas, ontem (19), dirigentes sindicais debateram a conjuntura e definiram ações unificadas para combater o golpe à democracia.

Dirigentes sindicais base da CUT Minas Gerais se reuniram ontem (19) para avaliar os desafios a serem enfrentados pelo movimento sindical para defender a democracia e os direitos da classe trabalhadora, a partir do processo de impedimento do governo Dilma Rousseff. A Plenária Sindical foi coordenada por Beatriz Cerqueira, presidenta da CUT Minas, e por Jairo Nogueira, secretário geral da CUT Minas.

Para Rosângela da Costa, secretária de comunicação da CUT/MG e dirigente do SINDIFES, precisamos intensificar o diálogo com as categorias de base a fim que os trabalhadores compreendam que o golpe à democracia interfere diretamente nas condições de vida e trabalho de toda a classe.

Denise Romano, dirigente do Sind-UTE/MG, destaca que não somente os direitos da classe trabalhadora estão em risco com a iminência do impeachment da presidenta da República. Para ela, o alvo são os sindicatos dos trabalhadores. Atacar o instrumento de luta é a forma de impor um falso consenso sobre o pretenso e ilegítimo governo Temer e silenciar qualquer tipo de resistência dos movimentos sociais.

Jeferson Leandro, coordenador geral do Sindieletro-MG, o movimento sindical deverá potencializar as mobilizações e lutas. Segundo Jefferson, ampliar o trabalho de base é ferramenta indispensável para politizar os trabalhadores em torno dos projetos de sociedade em disputa na conjuntura atual. Não podemos permitir retrocesso, a luta continua, enfatizou.

A partir deste debate, a presidenta Beatriz Cerqueira conduziu os seguinte encaminhamentos:

1. Fortalecer a unidade de ação dos movimentos sociais, a partir da participação dos sindicatos CUTistas no calendário de lutas das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, que prevê

19 de abril - Plenária das Mulheres - 18 horas, auditório da CUT/MG

21 de abril - quinta-feira - Ato pela Democracia - em Ouro Preto

22 de abril - sexta-feira - saída de 1.800 lutadoras e lutadores de Ouro Preto em direção a Belo Horizonte, Marcha em Defesa da Democracia

26 de abril - terça-feira - chegada da marcha em Belo Horizonte e Ato político pela Democracia e contra o Golpe

26 de abril - Plenária Sindical, 19 horas, Sindieletro-MG

30 de abril - sábado - debate sobre a Petrobras - 10 horas, Sinpro-MG

1° de maio - Assembleia Nacional da Classe Trabalhadora

2. Potencializar o debate de conjuntura nas direções sindicais e na base;

3. Constituir comitês sindicais para defesa da democracia, contra o golpe.

#NaoVaiTerGolpe #VaiTerLuta #NaoAoRetrocesso #VivaAdemocracia