ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > CUT/ES DEFENDE A REABERTURA DE ESCOLAS, TURMAS E TURNOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL

CUT/ES defende a reabertura de escolas, turmas e turnos na educação pública estadual

16/02/2016

Central divulga nota de apoio à decisão judicial que determina que o governo do Estado reabra escolas, turnos e turmas, bem como acabe com a superlotação em salas de aula. Confira a nota.

Escrito por:

A Central Única dos Trabalhadores torna público o seu apoio à luta da comunidade escolar capixaba e à decisão da Justiça de fazer com que o governo do Estado reabra turmas, turnos e escolas fechados pela atual gestão. A ação atabalhoada do governo do Estado foi impedida pela Justiça, através de ação movida pelo Ministério Público Estadual.

Movimentos sociais, como o de estudantes  e o Sindiupes já se manifestavam contrários à media, uma vez que ela prejudica alunos no interior do estado, gera superlotação desumana em salas de aulas, penaliza alunos e professores e, consequentemente, promove queda na qualidade da educação.

Alunos de escolas rurais se depararam com a perspectiva de um ano letivo tumultuado ou inexistente, já que muitos não teriam como frequentar aulas a quilômetros de distância e em salas superlotadas, como querio o governo do Estado. Em vários municípios, ações de ocupação e atos de protesto aconteceram. No entanto, o governo só ouviu mesmo a voz da Justiça.

A CUT exige que a determinação da Justiça seja cumprida, que as salas de aula, turmas e escolas fechadas sejam reabertas e que o governo estadual pare de tentar impor um modelo de gestão para a educação que não leva em consideração a qualidade do serviço ofertado. E reiteramos ainda nosso irrestrito apoio aos movimentos sociais que defendem a educação pública, gratuita e de qualidade.

Vitória-ES, 15 de fevereiro de 2016.