ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > SERVIDORES DA SAÚDE DE MINAS GERAIS INICIAM GREVE POR TEMPO INDETERMINADO

Servidores da saúde de Minas Gerais iniciam greve por tempo indeterminado

27/04/2016

Trabalhadoras e trabalhadores se mobilizam, fazem manifestação, atos e assembleia

Escrito por: Sind-Saúde/MG, no site da CUT-MG

Servidoras e servidores da saúde de Minas Gerais iniciaram nesta segunda-feira (25) a greve por tempo indeterminado, após frustradas as tentativas de negociação com o governo estadual. A definição de greve foi aprovada pela categoria que reivindica aumento salarial, redução da jornada de trabalho sem redução salarial, revisão do plano de carreiras, dentre outros (veja abaixo os nove itens de reivindicação).

No início da manhã, a mobilização aconteceu nas unidades da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), Fundação Ezequiel Dias (Funed), gerências e superintendências da Secretaria de Saúde, Escola de Saúde Pública (ESP) e na Unimontes.

Em Belo Horizonte, os servidores da Fhemig se concentraram em frente à Maternidade Odete Valadares (MOV) e seguiram em passeata pelas ruas da região Oeste. No mesmo horário, servidores da Funed manifestaram em frente ao Expominas durante evento da Polícia Militar que teve participação do governador Fernando Pimentel. Após o protesto, eles se reuniram com servidores da Fhemig em passeata.

Após os atos pela manhã, os servidores da saúde se reuniram no pátio da Assembleia Legislativa (ALMG) em um protesto unificado.  Na assembleia realizada à tarde (abaixo), os servidores definiram a agenda de amanhã (26). O Sind-Saúde fará divulgação diária das atividades de greve no site www.sindsaudemg.org.br. Acompanhe.

AGENDA DE GREVE PARA O SEGUNDO DIA

10h – Concentração na porta do Hospital João XXIII e passeata até a Praça Sete.

PARTICIPE, A HORA É AGORA! NOSSA GREVE FORTE FARÁ O GOVERNO NEGOCIAR!

Confira os nove pontos da pauta de reivindicações dos servidores da saúde de Minas Gerais desta Campanha Salarial 2016

1 - Aumento real de salários com a devida reposição da inflação de 20%, respeitando-se a paridade entre os trabalhadores(as) da ativa e aposentados;

2 - Incorporação na atual carreira as demandas na carreira dos trabalhadores da SES, autoridades sanitárias, na reestruturação da carreira, com reconhecimento dos mesmos como fiscais sanitários;

3 - Mudança da data base do mês de outubro para o mês de abril;

4 - Que haja descompressão das tabelas dos trabalhadores de nível auxiliar, que ninguém receba salário base menor que o salário mínimo vigente no país;

5 - Implantação da jornada máxima de 30 horas semanais sem redução salarial, conforme preconiza a organização mundial de saúde no Sistema Estadual de Saúde e Unimontes;

6 - Reestruturação da carreira dos trabalhadores do Sistema Estadual de Saúde e Unimontes;

7 - Que haja extensão da GAGES a todos os trabalhadores da SES, com a devida incorporação ao salário base;

8 - Que haja de imediato o cumprimento dos direitos previstos no atual Plano de Carreira Cargos e Salários, tanto para pessoas da ativa como para os trabalhadores que se afastaram preliminarmente para aposentadoria que se encontra congelado;

9 - Extensão do pagamento da Gratificação complementar para os trabalhadores da Unimontes.