ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > CUT/ES CONVOCA MOVIMENTO SINDICAL, MOVIMENTOS POPULARES E CIDADÃOS(ÃS) PARA PRIMEIRO DE MAIO DE LUTA

CUT/ES convoca movimento sindical, movimentos populares e cidadãos(ãs) para Primeiro de Maio de Luta

29/04/2016

Dia Internacional do Trabalhador e da Trabalhadora acontece em conjuntura de ataques à Democracia aos direitos dos trabalhadores. É hora de ir para as ruas!

Escrito por: Edilson Lenk, no site da CUT-ES

Convocatória 1º de Maio de 2016

NAS RUAS, EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DE DIREITOS

Os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil vivem um momento de extrema apreensão. A votação da admissibilidade do processo de impeachment da presidenta Dilma não mostrou apenas a cara conservadora e a péssima representação que temos na Câmara Federal. Ela revelou também uma ofensiva sobre os direitos da classe trabalhadora com sanha pela retirada dos mesmos.

Projetos que muitos já julgavam vencidos continuam na pauta da Câmara de Deputados, ainda sob a batuta de Eduardo Cunha e seus asseclas. A terceirização desenfreada, as licenças maternidade e paternidade, a desregulamentação das leis trabalhistas, entre várias outras ofensivas apontam para um período que exigirá muita resistência e luta por parte dos trabalhadores e trabalhadoras na defesa de seus direitos.

Ao mesmo tempo, o golpe que ameaça depor a presidenta Dilma traz embutido em seu planejamento um amplo acordo com a classe empresarial para a retirada de direitos e para o fim de políticas sociais que, nos últimos anos, geraram cidadania, diminuição da miséria, e condições de vida digna para milhões de famílias. Aí entram ataques à aposentadoria, com aumento da idade para alcançar o benefício, com a igualdade de tempo para mulheres e homens, aumentando para estas o tempo de contribuição, além da retirada dos trabalhadores da agricultura familiar do Regime Geral da Previdência.

A sociedade brasileira assiste a toda essa trama armada pelas elites e seus representantes sob o beneplácito da grande mídia, que não questiona medidas que vão contra direitos e nem se importa com os mesmos. Pelo contrário nossa mídia tradicional assume o papel de grande partido da direita brasileira, incitando o ódio de classes e trabalhando o convencimento da sociedade para o golpe.

Esse cenário conjuntural exige de nós, representantes da classe trabalhadora, um permanente diálogo com a sociedade e uma incessante mobilização na defesa de nossas bandeiras históricas e no combate a todo e qualquer retrocesso na legislação e nas relações trabalhistas. Por isso a CUT Espírito Santo CONVOCA todos os sindicatos filiados e próximos do campo e da cidade, movimentos populares organizados, partidos de esquerda, juventude e todos os cidadãos e cidadãs comprometidos com a defesa da DEMOCRACIA E DE DIREITOS para somarem forças e cerrarem fileiras na construção de uma grande manifestação no dia 1º de Maio, Dia Internacional da Classe Trabalhadora.

Mais uma vez realizaremos uma atividade de massas, que busque dialogar com a sociedade e com os movimentos sociais. Estaremos mais uma vez também mostrando as nossas lutas e o nosso trabalho. E mais uma vez estaremos nos confraternizando e mostrando a alegria que temos de estarmos unidos em torno da maior de todas as causas, que é o bem estar da população brasileira, contra o desemprego e a fome.

VOCÊ ESTÁ CONVOCADO! VOCÊ ESTÁ CONVOCADA! NÃO É HORA DE SE OMITIR! A HORA É DE IR PARA AS RUAS E LUTAR PELA DEMOCRACIA E PELA MANUTENÇÃO DE NOSSOS DIREITOS! PORQUE JUNTOS SOMOS FORTES!

CUT Espírito Santo

Abril de 2016