ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > FORMAÇÃO PARA DIRIGENTES DO SINDIPETRO-ES

Formação para dirigentes do Sindipetro-ES

11/08/2017

Escrito por: Escola Sindical 7 de Outubro

O Sindipetro-ES realizou entre os dias 26 e 28 de julho, o curso de Organização e Representação Sindical de Base (ORSB) para seus quadros dirigentes, no auditório da CUT-ES, centro de Vitória. A convite da secretária estadual de formação da CUT-ES, Eloiza Abreu, a Escola Sindical 7 de Outubro contribuiu nos debates do primeiro módulo do curso.

Segundo o secretário de formação política e sindical do Sindipetro-ES, Wallace Ouverney, o curso foi uma oportunidade para debater temas relevantes para a história de luta e organização sindical da classe trabalhadora na defesa do desenvolvimento nacional e dos direitos sociais no Brasil. Para ele, a formação da consciência de classe dos trabalhadores e a aliança com os movimentos sociais são fatores fundamentais para barrar o desmonte do Estado em curso no Brasil.

Paulo Roni, coordenador geral do Sindipetro-ES, chamou atenção para a importância da formação dos quadros dirigentes para o desenvolvimento do trabalho de base na categoria. Diante de uma conjuntura tão adversa, precisamos fortalecer a relação com a base para impulsionar as lutas contra o corte de direitos, enfatizou.

Obadias de Souza, secretário de organização e política sindical da CUT-ES, parabenizou a iniciativa do Sindipetro e destacou o papel da formação sindical para a defesa do projeto político-organizativo da CUT num cenário de ataque aos direitos da classe trabalhadora.

Maria da Penha Barreto, secretária da mulher trabalhadora da CUT-ES, ressaltou o papel da formação para fortalecer as lutas por igualdade de direitos no mundo do trabalho e na sociedade. Para ela, o combate às formas de preconceito e discriminação passa pelo debate ideológico no movimento sindical, na perspectiva da justiça, da reparação e da igualdade.

Eloiza agradeceu a contribuição da Escola Sindical 7 de Outubro no processo formativo e colocou os programas do Plano Nacional de Formação da CUT à disposição da direção do Sindipetro-ES. Eloiza parabenizou a iniciativa e parceira do Sindipetro com a formação sindical CUTista.

Campanha de Revitalização

Durante o curso de ORSB, o educador Emanoel Sobrinho apresentou a Campanha de Revitalização e 30 anos da Escola Sindical 7 de Outubro para a direção do Sindipetro-ES, fortalecendo o compromisso do sindicato com o apoio para a reforma da Escola.

Para Adilson Pereira, coordenador geral da Escola Sindical 7 de Outubro, a participação dos sindicatos na campanha é fator indispensável para o processo de revitalização da Escola. Ele agradeceu o apoio do Sindipetro-ES e afirmou que o sindicato pode contar com a contribuição da Escola para atuar na formação de base para dirigentes sindicais.