ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > FORMADORES AVALIAM O CURSO DE ORSB DA TURMA REGIONAL DE UBERLÂNDIA DA CUT-MG

Formadores avaliam o curso de ORSB da turma regional de Uberlândia da CUT-MG

21/11/2015

Walter Fideles e Luizinho falam sobre o desenvolvimento do Curso de ORSB com a turma regional de Uberlândia e perspectivas sobre a formação sindical CUTista em Minas Gerais.

Escrito por: Escola Sindical 7 de Outubro

Walter Fideles e Luiz Carlos Carvalho Oliveira (Luizinho) atuam como dirigentes formadores da turma regional de Uberlândia, desde junho de 2015. Ao longo dessa trajetória, foram quatro módulos de formação do Curso de Organização e Representação Sindical de Base (ORSB), sendo este último realizado na Escola 7, em Belo Horizonte.

Hoje (21), na Escola Sindical 7 de Outubro, o currículo básico do Curso foi encerrado, com a participação de dirigentes do Sinttrurb (transportes urbanos de Uberlândia), Secua (comerciários de Uberlândia), Sintet-UFU (técnicos da Universidade Federal de Uberlândia) e Sindicato dos Metalúrgicos de BH/ Contagem e da FEM/CUT (Federação Estadual dos Metalúrgicos de Minas Gerais).

Para Luizinho, dirigente sindical CUTista, este processo formativo significou a certeza de que a formação sindical é fundamental para o bom desempenho dos/as dirigentes participantes nas suas bases de representação sindical.

Luizinho também avalia que é necessário estender o Curso de ORSB para todo o estado de Minas Gerais, isto porque a formação sindical cumpre um papel relevante para atuação transformadora dos dirigentes e militantes sindicais na sociedade.

Para Walter Fideles, dirigente formador do Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem, o objetivo da formação da turma regional foi cumprido com êxito. Os dirigentes envolvidos com o Curso avançaram na participação e apropriação de temas fundamentais da luta sindical, disse.

Os próximos passos da formação sindical CUTista em Minas Gerais. Walter afirmou que a pretensão é de fortalecer o núcleo de formadores da CUT Minas e concluir o Curso de ORSB nas turmas regionais de Montes Claros, Matosinhos e Juiz de Fora, em articulação com a Secretaria Estadual de Formação da CUT e Escola Sindical 7 de Outubro.

Luizinho apresentou para os participantes da turma regional de Uberlândia um repertório com mais de quinze temas que podem ser desenvolvidos numa proposta de formação continuada pela Escola Sindical e CUT Minas Gerais. Entre os temas: comunicação e oratória, negociação coletiva, planejamento estratégico, economia popular solidária, desenvolvimento sustentável etc.

GALERIAS