Twitter

ESCOLA 7 DE OUTUBRO > ARTIGOS > A MULHER JOVEM TRABALHADORA E SEUS DESAFIOS

A mulher jovem trabalhadora e seus desafios

Escrito po: Cristiane S. Patinho, Secretária Estadual de Juventude da CUT-Rio

19/02/2016

Cristiane Patinho critica a invisibilidade da jovem trabalhadora, apontando o desafios para a conquista de direitos e participação política na sociedade. Confira também o seu poema Labuta.

 

O jovem tem sua situação prejudicada devido à baixa e precária escolaridade. Com a qualidade da educação deficiente, torna-se difícil atender as exigências desse capitalismo selvagem, sobretudo, são os jovens de famílias pobres e em sua maioria negras, que ingressam precocemente no mercado perverso de trabalho, impulsionado pela necessidade de auxiliar no sustento da família.

O desafio é ainda maior quando se é mulher jovem trabalhadora. Somos a maioria na sociedade e no mercado de trabalho, mas estamos em minoria no que se refere à ocupação de melhores cargos e salários.

Não podemos negar!

Nós, mulheres, obtivemos alguns avanços, porém com muita luta e sangue. E com certeza, precisamos avançar mais e acabar com as desigualdades de gênero, pois são essas desigualdades que refletem no poder político, econômico e social.

Vivemos, infelizmente, em uma sociedade patriarcal, onde a organização social sistematiza em benefício do homem em detrimento da mulher.

O desafio é acentuado quando, essa mulher jovem trabalhadora possui filhos e na maioria das vezes o apoio da família inexiste, o que a torna mais uma provedora da sua casa. Geralmente, esse evento ocorre entre mulheres pobres. Por isso, a importância da formação e qualificação para a juventude, acompanhadas de políticas públicas que incentivem e apoiem a participação política e a auto-organização, escutando e acolhendo as demandas das jovens mulheres trabalhadoras.

 

 

Labuta

Vivo em constante pressão

O atrito torna-se constante

Cobrança sem dívida

A neurose já é crônica.

Cansada...

Fardo sobrecarregado

A dor anestesia o meu eu...

O meu eu calejado.

Já não percebo a sensação penosa.

Cristiane S. Patinho

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Cedoc/CUT IOS/CUT Unisoli

Escola Sindical 7
Rua Nascimento, 101 | Barreiro de Cima | Belo Horizonte | MG | CEP 30620-390
Tel.: (55 31) 3383.6789 | www.escola7.org.br