Twitter

ESCOLA 7 DE OUTUBRO > CURSOS > CURSO DE NEGOCIAÇÃO E CONTRATAÇÃO COLETIVAS

CURSOS

Curso de Negociação e Contratação Coletivas

Curso de Negociação e Contratação Coletivas

Escola 7 realizou segundo módulo de Negociação Coletiva

Dirigentes sindicais utilizam laboratório de informática para elaborar fluxograma com estudo de caso da negociação coletiva de trabalho.

Escrito por: Emanoel Sobrinho, educador da Escola Sindical 7 de Outubro

O segundo módulo do Curso de Negociação e Contratação Coletivas aconteceu entre os dias 26 e 29 de setembro, na Escola Sindical 7 de Outubro, região do Barreiro da capital mineira, contando com a participação de 30 sindicalistas dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Dando continuidade à estratégia de fortalecer as campanhas salariais, através da organização por ramo de atividade econômica, o curso possibilitou o aprofundamento do intercâmbio de experiências de negociação coletiva. Foram realizadas quatro rodadas de apresentação de experiências, considerando as especificidades da negociação coletiva do setor público e da iniciativa privada, a partir do depoimento dos(as) dirigentes sindicais cursistas.

Contou-se também com a participação de Frederico Melo, técnico da subseção do DIEESE da CUT Minas Gerais. Além de abordar os principais conceitos relacionados à negociação coletiva de trabalho, Frederico apresentou o balanço das campanhas salariais do primeiro semestre de 2016, cuja tendência geral aponta para reajustes salariais sem ganho real. Essa tendência reflete a desaceleração da economia e o ambiente de incerteza sobre os rumos políticos do Brasil, destacou Frederico.

Frederico ainda abordou as propostas de mudança na legislação trabalhista e na Constituição Federal, encabeçadas pelo governo golpista do presidente Temer. O “negociado sobre o legislado” e a Proposta de Emenda Constitucional nº 241 (que congela as despesas primárias por 20 anos) representam uma ofensiva contra os direitos da classe trabalhadora e os direitos de cidadania do povo brasileiro. Para ele, há uma tentativa deliberada de rasgar a Constituição Federal e todos os avanços conquistados nas políticas sociais de educação, saúde e previdência.

A grande novidade deste segundo módulo foi a utilização do novo laboratório de informática da Escola 7. Nos computadores com acesso à internet, os cursistas foram cadastrados no programa bizagi e elaboraram coletivamente um fluxograma para explicar um estudo de caso da negociação coletiva no setor público.

Para o coordenador geral da Escola Sindical, Adilson Pereira dos Santos, estamos dando um passo fundamental no sentido de materializar a concepção de educação politécnica defendida pela CUT, na qual são articuladas as dimensões política, tecnológica e cultural da classe trabalhadora.

O terceiro módulo do Curso de Negociação e Contratação Coletiva acontecerá entre os dias 07 e 10 de novembro, na Escola Sindical, em Belo Horizonte-MG. Nesta ocasião, os dirigentes sindicais receberão certificado de conclusão de curso.

Arquivos: 0

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Cedoc/CUT IOS/CUT Unisoli

Escola Sindical 7
Rua Nascimento, 101 | Barreiro de Cima | Belo Horizonte | MG | CEP 30620-390
Tel.: (55 31) 3383.6789 | www.escola7.org.br