ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > ESCOLA SINDICAL 7 DE OUTUBRO PARABENIZA LULA PELO SEU ANIVERSÁRIO

Escola Sindical 7 de Outubro parabeniza Lula pelo seu aniversário

27/10/2017

Para comemorar o aniversário da maior liderança popular do Brasil, a Escola Sindical 7 de Outubro divulga carta entregue ao ex-presidente Lula na abertura da Caravana por Minas Gerais

Escrito por: Emanoel Sobrinho, educador da Escola Sindical 7 de Outubro

Lula escolheu comemorar o seu aniversário nos braços do povo no sertão mineiro. Hoje, por onde a Caravana Lula em Minas Gerais passa e nas redes digitais, as mensagens de felicitações ganham cor, música, poesia para celebrar o aniversário da maior liderança popular do Brasil.

A Escola Sindical 7 de Outubro se soma a esta grande comemoração, divulgando a carta entregue ao ex-presidente da República, na noite do dia 23 de outubro, em Ipatinga, capital do Vale do Aço mineiro.

Confira na íntegra, a carta do coordenador geral da Escola Sindical a Lula, entregue durante abertura da Caravana, na Praça dos Três Poderes.

Parabéns, Lula! Vida longa para desfrutar das alegrias com familiares e amigos, bem como continuar a luta pela melhoria da vida do povo brasileiro.

-------

Luiz Inácio Lula da Silva

Lutador Incansável do Povo Brasileiro

Companheiro Lula,

Seu retorno a Minas Gerais renova a esperança do povo e anima a militância sindical-popular para lutar ainda mais por melhores condições de trabalho e vida para a classe trabalhadora mineira e brasileira. A sua Caravana por Minas Gerais também nos faz recordar da sua presença marcante na Escola Sindical 7 de Outubro, localizada no Barreiro de Cima, bairro operário de Belo Horizonte.

A Escola Sindical 7 de Outubro nasceu com a missão de formar a consciência de classe dos trabalhadores e trabalhadoras urbanos e rurais para o fortalecimento do sindicalismo classista, democrático, autônomo e combativo, como parte da Política Nacional de Formação da Central Única dos Trabalhadores. Trata-se da primeira escola sindical de Minas Gerais e do Brasil, que completou 30 anos em 29 de agosto de 1987, fruto da solidariedade entre trabalhadores brasileiros e italianos, representados pela Central Italiana dos Sindicatos de Trabalhadores (CISL).

O nome da Escola Sindical presta homenagem aos operários grevistas da Usiminas que foram violentamente reprimidos pela polícia em 7 de Outubro de 1963, em Ipatinga/MG. O episódio, conhecido como Massacre de Ipatinga, prenunciou os anos de chumbo advindos com o Golpe Civil-Militar de 1964. Um regime autoritário e conservador que você - como liderança popular - ajudou a derrotar, atuando na organização dos trabalhadores, nas lutas sociais e nas greves por direitos e por democracia nas décadas de 70 e 80.

Recuperamos os registros audiovisuais do primeiro debate realizado na Escola Sindical 7 de Outubro, durante a inauguração da nossa sede, nos dias 26 e 27 de junho de 1990. Naquela época, você atuava como deputado federal e presidente nacional do PT. Junto com Jair Meneghelli, presidente nacional da CUT, e Walter Barelli, economista da Unicamp, no debate coordenado pelo professor Luiz Dulci, você criticou duramente as medidas econômicas liberais, as demissões no funcionalismo público e o pacote de arrocho salarial do governo Collor.

Assim como naquela época, as políticas neoliberais impostas pelo governo golpista de plantão representam um verdadeiro retrocesso para os direitos conquistados historicamente pelas lutas da classe trabalhadora no Brasil e, principalmente, pelo legado dos seus dois mandatos, como presidente da República. O retorno do crescimento da miséria, da fome, do desemprego e do arrocho salarial é consequência direta deste nefasto golpe, antidemocrático e antipopular, ainda vigente no país.

Passados 30 anos de sua fundação, a Escola Sindical 7 de Outubro tem concentrado  sua formação sindical CUTista nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, mantendo seu o compromisso com a emancipação da classe trabalhadora, inspirada na pedagogia crítica legada pelo educador Paulo Freire. Nesse sentido, a Escola continua a ser um espaço em que os trabalhadores e as trabalhadoras das diversas categorias profissionais, dos variados sindicatos, dos movimentos sociais e mandatos populares se encontram para refletir sobre sua organização, lutas e desafios, perspectivando a construção de um país com justiça social, democracia e solidariedade.

A Escola Sindical 7 de Outubro está atuando na plataforma “O Brasil que o Povo quer”, e, através dos programas de formação de dirigentes sindicais da CUT, pretendemos sistematizar propostas e reflexões em torno dos sete eixos da plataforma, visando contribuir para a construção do programa político que reconduzirá você para a presidência da República em 2018, por meio do voto popular.

Com o apoio da CUT-Brasil, da CNM/CUT, das CUTs Minas, Espírito Santo e Rio de Janeiro, bem como outras entidades parceiras, estamos revitalizando o patrimônio cultural e material da Escola Sindical 7 de Outubro. Queremos recebê-lo em novos debates na sede da Escola Sindical em próxima visita às terras mineiras. Portanto, receba com carinho as camisas de comemoração dos 30 anos da Escola Sindical 7 de Outubro, simbolizando sua relação histórica com esta entidade e o seu compromisso com a educação libertadora dos trabalhadores e trabalhadoras mineiros e brasileiros.

Ipatinga/MG, 23 de outubro de 2017.

Adilson Pereira dos Santos

Metalúrgico e Coordenador Geral da Escola Sindical 7 de Outubro