ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CONSELHO AMPLIADO DA UNICAFES MINAS GERAIS PLANEJA AÇÕES PARA 2016

Conselho Ampliado da UNICAFES Minas Gerais planeja ações para 2016

29/01/2016

Aparecido Alves de Souza, presidente da UNICAFES-MG fala sobre os desafios do cooperativismo da agricultura familiar e economia solidária no cenário atual.

Dirigentes e assessores da UNICAFES-MG

O Conselho Ampliado da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado de Minas Gerais (UNICAFES-MG) está reunido desde segunda-feira (25) na Escola Sindical 7 de Outubro para planejar as ações prioritárias em 2016. Essa reunião do Conselho contou com a participação dos assessores da UNICAFES-MG.

Para Aparecido Alves de Souza, presidente da UNICAFES-MG, o cenário econômico brasileiro de crise não preocupa fortemente o cooperativismo solidário da agricultura familiar. Esperamos que as dificuldades políticas sejam superadas para que possamos avançar em mais conquistas para a agricultura familiar, disse.

Aparecido falou da importância da parecia com a TRIAS, ONG belga, que tem apoiado o cooperativismo solidário da agricultura familiar em vários ramos de ação. O cooperativismo da UNICAFES-MG está estruturado em três ramos: Produção/Comercialização; Crédito Solidário; e Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). Neste tripé está a estratégia do fortalecimento do nosso cooperativismo, afirmou Aparecido.

A parceria institucional com o poder público é fundamental para consolidar a economia solidária e agricultura familiar. Aparecido destacou a importância da continuidade da política da SENAES/MTE no cenário de 2016. Segundo ele, o Ministro Miguel Rossetto garantiu que manteria o orçamento da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES/MTE) para este ano.

Ele ainda abordou como desafio a inclusão dos temas de gênero e geração/ juventude nas ações estratégicas da UNICAFES-MG. Para Aparecido, a sustentabilidade da agricultura familiar deve considerar a participação ativa de mulheres e jovens, a fim de que o campo não esteja fadado ao envelhecimento.