ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > VER-SUS ACONTECE NA ESCOLA SINDICAL 7 DE OUTUBRO

VER-SUS acontece na Escola Sindical 7 de Outubro

16/02/2016

Os estudantes Nicole Aguiar de Freitas e Luiz Cláudio O. A. Souza falam sobre as Vivências na realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG.

Estudantes de graduação do projeto VER-SUS, 1º semestre de 2016

Desde o segundo semestre de 2013, a Escola Sindical 7 de Outubro sedia as edições do VER-SUS de Belo Horizonte, capital mineira. Nicole Aguiar de Freitas e Luiz Cláudio O. A. Souza falam sobre o projeto de Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Única de Saúde (VER-SUS), que acontece entre 15 e 22 de fevereiro, nas redes do SUS da região metropolitana de BH.

Nicole Aguiar, estudante de Enfermagem, explica as ações que serão desenvolvidas por cerca de 50 estudantes de graduação de diversas áreas de conhecimento. Segundo Nicole, vivências nos dispositivos de saúde, acompanhamento in loco de comunidades urbanas e quilombolas, além de estudos temáticos para aprofundamento teórico, fazem parte do repertório do projeto VER-SUS neste verão de 2016.

Segundo informações do OITCS (Observatório de Tecnologias de Comunicação e Informação em Sistemas e Serviços de Saúde), os estágios e as vivências do VER-SUS propiciam um novo espaço de aprendizagem cotidiano de trabalho das organizações e serviços de saúde, entendido enquanto princípio educativo e espaço para desenvolver processos de luta dos setores no campo da saúde, possibilitando a formação de profissionais comprometidos ético e politicamente com as necessidades de saúde da população.

O estudante de Farmácia, Luiz Cláudio, fala ainda que esse processo formativo não se limita a graduandos das áreas de Saúde. Na turma deste semestre, temos estudantes de Pedagogia, Gestão Pública e Direito, além do envolvimento de movimentos sociais, disse. Para Luiz Cláudio, o VER-SUS amplia o conceito de saúde e possibilita a formação permanente de profissionais comprometidos com o fortalecimento do SUS, através da parceria entre estudante de graduação e o Ministério da Saúde.

Na proposta de formação do VER-SUS, o conceito de vivência é compreendido como processo de imersão teórica, prática e vivencial dentro do sistema de saúde dos territórios de abrangência. A imersão é uma metodologia onde o participante fica 24h por dia, durante todo o período da vivência, disponível para atividades do projeto, de acordo com o site do OTICS.

Nesse sentido, Nicole Aguiar chama atenção para as vivências que serão realizadas em comunidades quilombolas de Mangabeiras, BR Km 040, no entorno da grande BH, e na ocupação Eliana Silva, organizada pelo MBL (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas), na região do Barreiro, onde está situada a Escola Sindical 7 de Outubro.

Durante as noites na Escola Sindical, as vivências in loco nos dispositivos do SUS (UPAs, Hospitais, Centros, etc.) e nas comunidades são objeto de reflexão dos estudantes para realização do processo de imersão teórica. Neste semestre, foram incorporados temas como, Saúde Mental, Populações Negligenciadas, Financiamentos Público e Privado, entre outros, afirma Luiz Cláudio.

Nicole adora as refeições realizadas na Escola Sindical, cujos preparo e tempero seguem a tradição da culinária tipicamente mineira. Na opinião dela e de Luiz Cláudio, a Escola Sindical possui instalações adequadas para a proposta de vivências do VER-SUS.