ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > ESCOLA 7 ASSESSORA PLANEJAMENTO DA DIREÇÃO DO SINDSAÚDE/ES

Escola 7 assessora planejamento da direção do SINDSAÚDE/ES

25/02/2016

A oficina de planejamento estratégico aconteceu no auditório do SINDMETAL/ES, nos dias 23 e 24 de fevereiro, em Vitória

A Direção do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Espírito Santo se reuniu para planejar sua estratégia de gestão e ações prioritárias para o período 2016-2017, nos dias 23 e 24 de fevereiro, no auditório do SINDMETAL, centro de Vitória. O SINDSAÚDE/ES é o maior sindicato do Ramo da Seguridade Social no estado. A Escola Sindical 7 de Outubro foi convidada para assessorar a oficina de planejamento estratégico da entidade.

Além da direção da entidade, a oficina contou com a participação de Eloisa de Abreu, secretária de formação da CUT-ES, Vandercy Soares, coordenador de formação da Escola 7, Clemilde Cortes, secretária administrativo-financeira da CUT-ES, Jasseir Fernandes, presidente da CUT-ES, e Maria Aparecida Faria, secretária-geral adjunta da CUT Nacional e secretária de mulheres da CNTSS.

Vandercy Soares destacou a importância do planejamento para o enfrentamento dos desafios da conjuntura, porém observou que esta ferramenta de gestão não é uma "varinha de condão". Para ele, se não houver compromisso de todos envolvidos no processo, o planejamento não terá efetividade prática.

Clemilde Cortes agradeceu a Escola 7 pelo atendimento da convocação da CUT-ES para assessoria ao planejamento da Direção do SINDSAÚDE/ES. Pretendemos potencializar mais ainda esse processo de formação com direção e base do SINDSAÚDE, disse Clemilde.

Para Jasseir Fernandes, a unidade da classe trabalhadora é indispensável para o fortalecimento do serviço público e dos seus trabalhadores. Trabalhadores/as da saúde e os das demais categorias devem trocar experiências e unificar lutas para a defesa do Sistema Único de Saúde, visando fortalecer o SUS como instrumento de inclusão social e cidadania, afirmou Jasseir. Ele ainda disse que a CUT/ES espera contar com o SINDSAUDE/ES para a construção desta unidade.

Maria Aparecida Faria apresentou a Organização dos Trabalhadores do Ramo da Seguridade Social da CUT. Maria chamou atenção para os princípios e modelo organizativo da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Seguridade Social (CNTSS/CUT), baseado no projeto de liberdade e autonomia sindical. Os sindicatos e federações filiadas à CNTSS representam 1 milhão de trabalhadores na base e 400 mil sócios. Para Maria, a valorização profissional, a defesa da saúde pública e o combate à precarização são lutas prioritárias para a CNTSS.

Geiza Pinheiro, coordenadora de administração do SINDSAÚDE/ES, acredita que a oficina de planejamento estratégico foi uma excelente oportunidade para refletir a ação sindical do SINDSAÚDE "para dentro e para fora". "Para dentro, fortalecendo a unidade entre a Direção e o aprimoramento da gestão democrática. Enquanto que para fora, na defesa dos interesses dos/as trabalhadores/as da saúde e na luta pelo caráter público do SUS e pela sua qualidade, em aliança com os movimentos sociais e toda a sociedade", destacou.

Elbia Miguel, coordenadora de formação do SINDSAÚDE/ES, a oficina de planejamento faz parte da estratégia de formação permanente dos quadros dirigentes da entidade. Daremos continuidade a esse processo com a realização do colegiado do SINDSAÚDE, envolvendo toda a direção e delegados de base, nos 10 e 11 de março deste ano, disse.