ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > COORDENAÇÃO DA ESCOLA 7 SE PREPARA PARA O 19º ENAFOR DA CUT

Coordenação da Escola 7 se prepara para o 19º ENAFOR da CUT

26/02/2016

Os coordenadores da Escola Sindical 7 de Outubro se reuniram para debater a estratégia da formação para o próximo período

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) realizará o seu 19º Encontro Nacional de Formação, entre os dias 09 e 12 de março, em Atibaia/SP, para debater e construir as diretrizes que orientarão a estratégia da Política Nacional de Formação da Central (PNF). O ENAFOR contará com a participação das instância da Rede de Formação da CUT, entre as quais as Escolas Sindicais orgânicas à Central.

A reunião foi convocada pelo coordenador geral da Escola Sindical, Adilson Pereira, e contou com a participação de Vandercy Soares, coordenador de formação, Juarez Antunes, coordenador de cultura, e da equipe de educadores, Silvia e Emanoel. Ela ocorreu ontem (25) na mini-plenária da Escola.

Considerando os desafios conjunturais, a Escola Sindical 7 de Outubro deve continuar investindo na formação de quadros dirigentes para o movimento sindical, a partir de ações e programas formativos articulados à estratégia (PNF), e avançar na formação de massas, que seja capaz de instrumentalizar as lutas coletivas por direitos, democracia e por um novo modelo de desenvolvimento contra-hegemônico para o Brasil.

Para tanto, a equipe de educadores apresentou o Projeto "Escola 7 para 2016", que visa articular um conjunto de ações de formação e cultura para o fortalecimento do protagonismo do movimento sindical CUTista, bem como o repertório temático da formação voltado para ampliação da cobertura do atendimento de demanda formativa das direções de entidades CUTistas nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Para Vandercy Soares, dirigente da CUT-ES, e Juarez Antunes, secretário de formação da CUT-Rio, será o primeiro Encontro Nacional de Formação da CUT. Ambos esperam participar de um bom debate sobre a formação sindical CUTista, face aos desafios da conjuntura política, social e econômica do país.

Adilson Pereira avalia que uma das prioridades da atual gestão é resgatar a referência da Escola Sindical 7 de Outubro como espaço de reflexão crítica e encontro dos movimentos sindical e popular brasileiros. Para isso, "pretendemos investir também na restruturação do espaço físico da Escola, contando com o apoio da CUT e de entidades parceiras", disse Adilson.