ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DIREÇÃO DO SINTRAF VALENTE-BA É ELEITA COM MAIS DE 97% DOS VOTOS VÁLIDOS DOS/AS ASSOCIADOS/AS

Direção do SINTRAF Valente-BA é eleita com mais de 97% dos votos válidos dos/as associados/as

10/11/2015

Juvanda Gomes, presidenta do SINTRAF, foi reconduzida para mais quatro anos de gestão. A chapa única renovou os quadros dirigentes com jovens e mulheres da agricultura familiar

O processo eleitoral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do município de Valente/BA (SINTRAF) aconteceu no último sábado (7/11), na sede e comunidades rurais do município. Foi uma verdadeira festa da democracia que mobilizou mais quase 900 associados/as e a solidariedade de dirigentes e militantes sindicais CUTistas da capital e do interior. A Escola Sindical 7 de Outubro participou do processo eleitoral, assessorando a Direção da CUT-BA no escrutínio dos votos.

A solidariedade de classe nesta eleição manifestou apoio de diversos sindicatos CUTistas de base estadual e do interior. Pela CUT-BA, estiverem presentes os dirigentes Leonício Filho, secretário-geral; Conceição Borges, vice-presidenta; e Derlan Queiroz, secretário estadual de relações do trabalho.

Para Conceição Borges, dirigente do STRAF Feira de Santana e vice-presidenta da CUT-BA, a recondução de Juvanda Gomes representou o reconhecimento do papel estratégico das mulheres do campo no fortalecimento dos instrumentos de luta da agricultura familiar no contexto do semiárido baiano. Embora há quatro anos atrás a disputa ter sido acirrada para eleger Juvanda presidenta do SINTRAF, o fato de ter uma chapa unitária e com renovação, legitima a atuação de Juvanda e de sua Direção à frente de um dos mais importantes sindicatos do território do Sisal.

Valente é um município com cerca de 24 mil habitantes, encravado no semiárido baiano, onde as chuvas são escassas e distribuídas de forma irregular. A partir de 2010, o município, que fica à 230 km de distância em relação à capital Salvador, elevou o seu patamar no Índice de Desenolvimento Humano (IDH) para 0,637, configurando um IDH-M médio. Este fato decorre das lutas da agricultura familiar para garantir melhores condições de vida e trabalho para a população do campo.

Desde a década de 1990, o SINTRAF Valente, associações locais e movimentos sociais atuam nos âmbitos da economia solidária e da intervenção nas políticas públicas de combate à erradicação do trabalho infantil, habitação rural, educação do campo, crédito rural, convivência com o semiárido e fortalecimento da agricultura familiar. Esses avanços não deixam esconder problemas com a concentração de terra e renda existentes no município.

Derlan Queiroz, dirigente do SindAlimentação e secretário de relações do trabalho da CUT-BA, atuou como presidente da Junta de Apuração do processo eleitoral, assessorado pelo educador da Escola Sindical 7 de Outubro, Emanoel Sobrinho. Para Derlan, a recondução de Juvanda Gomes foi marcada por uma eleição ética, transparente e com muita participação democrática.

Juvanda Gomes, presidenta reeleita para o mandato 2015-2019, agradeceu a colaboração militante dos sindicatos CUTistas que participaram como mesários, fiscais e escrutinadores do processo eleitoral. "Em nome de toda direção eleita, agradeço ao SindAlimentação-BA, ao STRAF Feira de Santana, ao SINTRAF Serrinha, ao STTR Santaluz, ao SINTRAF São Domingos, ao SINDITICCC (Construção Civil de Camaçari), à CUT-BA, ao Sind. dos Rodoviários da Bahia, à Apaeb-Valente, às associações e cooperativas locais, e ao Mandato da Vereadora Leninha do PT", disse.

Maior presença de jovens e mulheres é uma marca relevante da Chapa Única eleita para a gestão 2015-2019 no SINTRAF Valente. Cada vez mais esses dois segmentos ocupam espaços estratégicos na direção do Sindicato, segundo a Vereadora Leninha do PT-Valente/BA. Leninha, que já foi presidenta do SINTRAF, diretora da CUT-BA e da Escola Sindical NE da CUT, chama atenção para esse processo de renovação não afastar os aposentados da agricultura familiar do SINTRAF, observando a importância deste segmento no campo e a maior longevidade alcançada pela população rural nos últimos.

Chapa renovada com jovens e mulheres, encabeçada por Juvanda Gomes