ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > 3ª ETAPA DO CURSO DE NEGOCIAÇÃO COLETIVA DOS RODOVIÁRIOS DA CUT MINAS GERAIS

3ª etapa do Curso de Negociação Coletiva dos Rodoviários da CUT Minas Gerais

20/01/2017

Em Curso de Negociação Coletiva, SINTTRURB (Uberlândia) e SINTTRO (Juiz de Fora) debatem estratégias para fortalecimento da campanha salarial 2017 dos Rodoviários da CNTTL/CUT em Minas Gerais.

Escrito por: Emanoel Sobrinho, educador da Escola Sindical 7 de Outubro

A Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT-MG) promoveu a terceira e última etapa do Curso de Negociação Coletiva dos Rodoviários da CUT Minas, nos dias 17 e 18 de janeiro de 2017, na Escola Sindical 7 de Outubro, Barreiro, Belo Horizonte-MG. O curso conta com o apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística da CUT (CNTTL/CUT).

A iniciativa do curso foi a partir da ação da Secretaria de Organização e Política Sindical da CUT-MG, através da diretora responsável pela pasta Lourdes Aparecida de Jesus. Ela acredita que o curso é indispensável para o fortalecimento e a ampliação da base dos Rodoviários da CNTTL/CUT no estado de Minas. Lourdes também enfatiza a importância desta iniciativa para a preparação de dirigentes na luta por direitos e conquistas da classe trabalhadora.

Da esquerda para a direita. Romildo Cabral, tesoureiro do SINTTRURB e direção da CNTTL/CUT, Adilson Pereira dos Santos, coordenador geral da Escola Sindical 7 de Outubro, e Lourdes Aparecida de Jesus, secretária de organização e política sindical da CUT Minas.

Nesta etapa, dirigentes sindicais do SINTTRURB (Uberlândia) e do SINTTRO (Juiz de Fora) trocaram experiências sobre práticas de planejamento e ação sindical nas campanhas salariais dos rodoviários. Numa campanha salarial, o planejamento deve preceder e presidir a luta por melhores condições de vida e trabalho. Improviso, jamais!

Márcio Dúlio de Oliveira, presidente do SINTTRURB, avalia que a negociação coletiva de trabalho no setor de transportes é complexa e exige preparo dos dirigentes sindicais para defender a pauta de reivindicações da categoria. Para ele, a habilidade dos dirigentes sindicais negociadores e o poder de mobilização dos trabalhadores na base alteram a correlação de forças nas rodadas de negociação, fortalecendo a pauta de reivindicações aprovada pela categoria.

Ao centro, Márcio Dúlio de Oliveira, presidente do SINTTRURB (Uberlândia)

Para Vagner Evangelista Correa, presidente do SINTTRO, o curso teve papel relevante para preparar a campanha salarial 2017 dos Rodoviários de Juiz de Fora. Nesta campanha salarial, a nova direção do SINTTRO garantirá a autonomia dos interesses da pauta aprovada pela categoria diante das empresas de transporte, disse Vagner. Para ele, o apoio da CNTTL/CUT, do SINTTRURB e da CUT Minas tem sido indispensável.

Ao centro, Vagner Evangelista Correa, presidente do SINTTRO Juiz de Fora

Adilson Pereira dos Santos, coordenador da Escola Sindical 7 de Outubro considera que o curso de negociação coletiva se torna cada vez mais importante para potencializar a luta pela distribuição da riqueza social produzida pelo trabalho e combater o processo de precarização laboral ditado pelos mecanismos modernos de escravidão para a classe trabalhadora. Para ele, a relação entre a Escola Sindical e os Ramos CUTistas deve ser intensificada para promover mais iniciativas de formação de quadros do movimento sindical em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Os dirigentes participantes do Curso de Negociação Coletiva de Trabalho foram certificados pela Escola Sindical 7 de Outubro, CNTTL e CUT Minas Gerais.