ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > OFICINA DA CUT DISCUTIU PROJETOS CULTURAIS DAS ESCOLAS SINDICAIS

Oficina da CUT discutiu projetos culturais das Escolas Sindicais

17/08/2015

Coordenada pela SNF/CUT, a oficina reuniu formadores e assessores da CUT no Cajamar

As Secretarias Nacionais de Formação (SNF) e Comunicação (SNCom) da CUT promoveram uma Oficina para discutir a estratégia de participação das Escolas Sindicais da CUT, entre os dias 06 e 07 de agosto, na Cooperinca, em Cajamar/SP. A oficina contou com a participação de formadores de quatro Escolas Sindicais e da Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha (SC). Pela Escola 7, participou o formador Emanoel Sobrinho.

Durante a oficina, assessores da SNF e da SNCom trataram da importância das Escolas cutistas participem do edital nº 04/2015 do Ministério da Cultura (MinC), tendo em vista a atuação das mesmas enquanto instrumentos voltados para a educação e cultura da classe trabalhadora. Considerando ainda que a estratégia de disputa de hegemonia da Central depende de uma forte inserção cultural do movimento sindical na sociedade.

O edital do MinC se refere ao fomento e ao desenvolvimento da cultura de redes, premiando projetos de entidades que atuam de forma regular e contínua em iniciativas culturais com outros atores sociais. Os estudos realizados durante a Oficina concluíram que todas as Escolas Sindicais da Central podem participar desta premiação, pois atendem aos critérios exigidos pelo Ministério.

Na Oficina, A Escola 7 apresentou a proposta de revitalizar o seu Centro de Documentação e Memória, a partir da organização e preservação do seu vasto acervo arquivístico, documental e bibliográfico. Esta estratégia pretende envolver universidades, escolas públicas e movimento sindical e popular no processo de preservação da memória e patrimônio cultural da classe trabalhadora.

Alguns desses atores já manifestaram adesão à proposta da Escola 7, como o Núcleo de Estudos sobre o Trabalho Humano da UFMG, Instituto Maristas, Cáritas, Instituto Observatório Social, entre outros.

As entidades interessadas em participar do edital têm até o dia 18 de agosto para organizar a documentação necessária e se cadastrar na plataforma disponibilizada pelo MinC pela internet.