ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > PARTICIPAÇÃO DA ESCOLA 7 NAS ETAPAS DA 15ª PLENÁRIA NACIONAL DA CUT

Participação da Escola 7 nas etapas da 15ª Plenária Nacional da CUT

23/08/2017

A Escola Sindical 7 de Outubro esteve nas etapas estaduais da 15ª Plenária Nacional realizadas no Espírito Santo, Minas e Rio. Agora, a Escola Sindical se prepara para a etapa nacional, em SP.

A CUT-Brasil realizará a sua 15ª Plenária Estatutária, na próxima semana, entre os dias 28 e 31 deste mês, em São Paulo. Esse evento se reveste de significativa relevância pelos desafios que o movimento sindical da classe trabalhadora enfrenta para defender o sistema de proteção social e os direitos trabalhistas, ameaçados pelas reformas antissociais do governo golpista. Por essa razão, a 15ª Plenária terá o caráter de Congresso Extraordinário e Exclusivo, assim como suas etapas estaduais tiveram.

Desde julho deste ano, as CUTs Estaduais da região Sudeste realizaram as suas etapas preparatórias para 15ª Plenária Nacional. A Escola Sindical 7 de Outubro esteve presente nos Congressos-Plenárias das CUTs Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. No Espírito Santo, ocorreu nos dias 14, 15 e 16 de julho, em Nova Almeida; em Minas Gerais, no dia 15 de julho, em BH; e no Rio de Janeiro, nos dias 10 e 11 de agosto.

Para Adilson Pereira, coordenador geral da Escola 7, a participação das etapas estaduais e nacional da Plenária Estatutária da CUT tem fortalece o papel da formação sindical no debate sobre a estratégia de organização e resistência dos trabalhadores contra o retrocesso de direitos e a recessão econômica em curso no país. Nas Plenárias dos três estados, tivemos oportunidade de apresentar as ações formativas da Política de Formação da CUT e potencializar a divulgação da Campanha de Revitalização da Escola Sindical, afirmou Adilson.

O coordenador geral da Escola 7 faz um balanço positivo da participação nas etapas estaduais da 15ª Plenária Nacional. No Espírito Santo e em Minas Gerais, as intervenções da Escola contribuíram na defesa e aprovação das emendas ao texto nacional que tratam da realização da 4ª Conferência Nacional de Formação e Educação Popular e da participação ativa das entidades sindicais CUTistas na Campanha de Revitalização da Escola Sindical, segundo Adilson. Enquanto que no Rio de Janeiro, foi aprovado um documento político de apoio à 4ª Conferência de Formação e à Campanha de Revitalização da Escola, informou.

Agora, a Escola 7 se prepara para participar da 15ª Plenária Nacional/ Congresso Extraordinário e Exclusivo, que será realizada em São Paulo. Adilson espera que a formação seja uma das ações estratégicas prioritárias para potencializar as lutas sindicais no próximo período.