ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CARAVANA LULA EM MINAS GERAIS

Caravana Lula em Minas Gerais

23/10/2017

Lula receberá camisa de comemoração dos 30 anos de fundação da Escola Sindical 7 de Outubro em Ipatinga-MG, hoje (23), na abertura da Caravana por Minas Gerais

Escrito por: Emanoel Sobrinho, educador da Escola Sindical 7 de Outubro

Entidades sindicais, militantes de esquerda e movimentos populares estão organizando uma calorosa recepção à maior liderança popular do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, entre os dias 23 e 30 de outubro deste ano, em vários municípios de Minas Gerais. Na abertura da Caravana, hoje, em Ipatinga, a Escola Sindical 7 de Outubro presenteará Lula com a camisa comemorativa de 30 anos da sua fundação, para relembrar a participação do ex-presidente da República na trajetória da Política Nacional de Formação da CUT e na criação da primeira escola sindical da Central.

Em junho de 1990, a Escola Sindical 7 de Outubro foi inaugurada com a participação de dirigentes sindicais da CUT-MG, CUT-Brasil, da CISL (central sindical italiana), professores da UFMG, movimentos sociais e convidados ilustres, como o então deputado federal e presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Luiz Inácio Lula da Silva.

O evento contou com ampla cobertura da imprensa local, pois se tratava da inauguração da primeira escola de uma central sindical de trabalhadores brasileiros, da Central Única dos Trabalhadores. A presença de Lula naquela época simbolizava também a luta dos trabalhadores para defender os direitos trabalhistas conquistados na Constituição Federal, promulgada em outubro de 1988.

Depois de participar da sua inauguração, Lula esteve presente em vários seminários nacionais e internacionais realizados na Escola Sindical 7 de Outubro para debater a organização e luta sindical por direitos de cidadania.

Por existir esta relação histórica, o coordenador geral desta entidade, Adilson dos Santos, pretende presentear Lula com a camisa de comemoração dos 30 anos da Escola Sindical 7 de Outubro no ato em Ipatinga (hoje), reconhecendo a relevância do ex-presidente para a Política Nacional de Formação da CUT e, em especial, para a fundação e desenvolvimento do instrumento desta política, a Escola Sindical 7 de Outubro.

A Escola Sindical 7 de Outubro completou 30 anos de fundação no dia 29 de agosto deste ano. Seu nome é uma homenagem à memória do movimento paredista dos metalúrgicos da Usiminas, que foi violentamente reprimido pela ação policial em 7 de outubro de 1963, em Ipatinga. O episódio foi conhecido como Massacre de Ipatinga e é considerado um prelúdio ao autoritarismo do regime militar no Brasil contra as ações coletivas da classe trabalhadora, iniciado pelo golpe civil-militar em 31 de março de 1964.

Do ponto de vista histórico, trata-se da primeira escola sindical criada no Brasil que, desde a sua fundação, atua como um instrumento pedagógico para a formação da consciência de classe dos trabalhadores e das trabalhadoras urbanos e rurais da região Sudeste do Brasil. A criação da Escola Sindical 7 de Outubro tornou possível a estruturação da Política Nacional de Formação da CUT em outras regiões do país.