ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CURSO DE ECONOMIA DO TRABALHO E SINDICALISMO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Curso de Economia do Trabalho e Sindicalismo no Mundo Contemporâneo

09/07/2019

SINDECON-MG e CESIT/Unicamp promovem Curso de Economia do Trabalho em Belo Horizonte

O Curso de Economia do Trabalho e Sindicalismo no Mundo Contemporâneo é uma iniciativa do Sindicato dos Economistas de Minas Gerais e do Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho da Universidade de Campinas (CESIT/Unicamp).

Valquíria Assis, presidenta do SINDECON-MG, abriu os trabalhos do Curso na noite do dia 5 de julho, no auditório do Sindipetro-MG, Barro Preto, Belo Horizonte. Ela agradeceu a parceria do CESIT/Unicamp, destacando a relevância da formação em economia do trabalho e sindicalismo contemporâneo para compreender os desafios enfrentados pela classe trabalhadora brasileira.

O curso se destina a estudantes, economistas e militantes de entidades sindicais e movimentos populares.O primeiro módulo foi iniciado às 18h30 do dia 5 de julho e terminou às 13h30 do dia 6 de julho. O tema Desenvolvimento Econômico e Globalização foi ministrado pelo professor Marcelo Proni da Unicamp.

Na noite do dia 05 de julho, Marcelo Proni abordou conceitos e análises comparativas sobre a globalização. A globalização é compreendida como um fenômeno histórico e mutável, para Marcelo. Trata-se desta forma de um processo de integração (competitiva) econômica, cultural, tecnológica e política, entre os países.

Essa integração revela assimetrias, desigualdades e diferentes trajetórias de inserção dos países nesse processo, conforme gráficos analisados pelo professor Marcelo Proni. Entre 1980 e 2017, o Brasil mantém-se como uma das 10 maiores economias do mundo. A China se destaca por ocupar atualmente a posição de segunda maior economia do mundo, mas não figurava no rol das maiores economias na década de 1980.

Enquanto que na manhã do dia 6 de julho, Marcelo Proni abordou o tema do desenvolvimento econômico como um fenômeno que envolve as relações entre Estado e mercado, articulando-se ainda estratégias, padrão de desenvolvimento e concepção de nação adotadas pelos países.

Para Marcelo Proni, a visão atual de desenvolvimento econômico adotada no Brasil subordina o Estado aos grandes interesses de mercado e evidencia uma concepção de nação excludente e praticamente rendida aos ditames dos EUA e das grandes corporações globais que detêm a maior parte da riqueza produzida no mundo.

Adilson Pereira dos Santos, coordenador geral da Escola Sindical, parabenizou a iniciativa do SINDECON-MG e do CESIT/Unicamp. Tive a oportunidade de participar recentemente deste curso do CESIT, através da Confederação Nacional dos Metalúrgicos/CNM-CUT e, pra mim, foi um divisor de águas para a compreensão das questões relacionadas ao mundo do trabalho, destacou Adilson.

Introdução à dinâmica econômica será o tema do próximo módulo de aulas, no dia 12 de julho, das 18h30 às 22h30, e 13 de julho, das 9h às 13h, no Sindipetro-MG. O último módulo acontecerá nos dias 2 e 3 de agosto no mesmo local e horário.