ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > LANÇAMENTO DO LIVRO GUERRAS HÍBRIDAS E 20 ANOS DA EXPRESSÃO POPULAR

Lançamento do livro Guerras Híbridas e 20 anos da Expressão Popular

03/09/2019

Acontecerá no dia 18 de setembro, a partir das 18h30, na Escola de Arquitetura da UFMG, em Belo Horizonte-MG

A Expressão Popular comemora 20 anos de publicações com o lançamento do livro Guerras Híbridas, no dia 18 de setembro, às 18h30, na Escola de Arquitetura da UFMG, em Belo Horizonte. Clique aqui e se inscreva ou entre em contato pelo Whatsapp 31 98414-8686 (Laura Livros).

Para o lançamento do livro, a Expressão Popular convidou Ana Penido Oliveira, pesquisadora do Instituto Tricontinental de Pesquisa Social; Artur Colito, do movimento BRcidades e UFMG; e Juarez Guimarães, cientista político e professor da UFMG. Os convidados debaterão a relevância deste livro para a compreensão da conjuntura brasileira e América Latina.

Com 174 páginas, o livro Guerras Híbridas: das revoluções coloridas aos golpes foi publicado este ano pela editora Expressão Popular. Ele se baseia nos estudos acadêmicos do jornalista russo Andrew Korybko, defendidos em dissertação de mestrado intitulada Guerras híbridas: abordagem adaptativa indireta com vistas à troca de regime, pela Universidade de Relações Internacionais da Rússia, em Moscou no ano de 2015.

Andrew Korybko denomina de guerra híbrida a articulação de revoluções coloridas e guerras não convencionais para substituir governos no século XXI. Nesta perspectiva, novas táticas são utilizadas pelos Estados Unidos para derrubar governos não alinhados à sua política internacional e aumentar seu poder de influência na região da Euroásia. Apesar do estudo de caso se concentrar em conflitos ocorridos na Síria e Ucrânia, o modelo de intervenção indireta dos EUA pode ser observado na América Latina e no Oriente Médio.

As mídias sociais e tecnologias similares são as novas armas para atacar cirurgicamente governos e mudar regimes políticos, sem o expediente tradicional da ocupação militar estrangeira ou bombardeios de misseis teleguiados. O novo exército é recrutado no Facebook, blogs, salas de bate-papo e atua como movimento de manifestantes e insurgentes nos espaços públicos. Para o autor, a guerra híbrida é o novo modelo de intervenção para o século XXI.

Expressão Popular, Escola Sindical 7 de Outubro, Frente Brasil Popular, Brasil de Fato e BRcidades organizam esta iniciativa com o apoio do CUT Minas Gerais, Sindieletro-MG, ABJD, Interdisciplinar, Sindipetro-MG, Sinter-MG e SindUTE-MG.

O quê? Lançamento do livro Guerras Híbridas de Andrew Korybko e 20 anos da Expressão Popular

Quando? 18 de setembro, a partir das 18h30

Onde? Escola de Arquitetura da UFMG, Rua Paraíba, 697 – Funcionários, BH/MG