ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > ESCOLAS DA CUT DEBATEM A CONSCIÊNCIA NEGRA

Escolas da CUT debatem a Consciência Negra

08/11/2019

Escolas da Rede Nacional de Formação da CUT discutiram o combate ao racismo antinegro no Brasil com a participação da CUT-SC e Secretaria de Educação do Estado da Bahia, em Florianópolis

Escrito por: ETHCI/CUT e Escola Sindical 7 de Outubro

No mês da Consciência Negra, a Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha (ETHCI/CUT) promoveu atividade coletiva, juntamente com a Escola Sindical 7 de Outubro da CUT,  para problematizar o tema “Educação, Trabalho e Questão Racial: Desafios e Conquistas”, na noite do dia 6 de novembro.

A roda de conversa contou com a contribuição da presidenta da CUT Santa Catarina, Anna Julia Rodrigues, com o coordenador de políticas educacionais para a juventude da Secretaria de Educação da Bahia, Jocivaldo Bispo da Conceição dos Anjos, e com o formador da Escola Sindical 7 de Outubro, Emanoel Sobrinho (Belo Horizonte/MG).

Estudantes dos cursos FIC de Informática Básica e Internet, Comunicação e Cultura: Língua Espanhola e Gastronomia e Identidade Cultural da ETHCI/CUT, sindicalistas, Escola Sindical Sul, UDESC e comunidade local participaram dos debates. A roda de conversa foi conduzida por Rosana Myiashiro, coordenadora pedagógica da ETHCI/CUT, que abriu os trabalhos com o documentário sobre a consciência negra produzido pela equipe da Escola.

Para Anna Julia, o impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff representou um golpe para os avanços conquistados em políticas de reparação racial no Brasil. “A Emenda Constitucional 95 prejudica o acesso da população negra às políticas de educação e saúde, assim como a Reforma Trabalhista precarizou mais ainda a participação dos negros no mercado de trabalho”, enfatizou Anna Julia. Para a presidenta da CUT-SC, o combate ao racismo é uma política relevante para a luta da classe trabalhadora por igualdade de oportunidades de trabalho e melhores condições de vida.

Ao relatar a atuação da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, em nome do secretário Jerônimo Rodrigues, Jocivaldo dos Anjos mencionou o desafio de um jovem negro e quilombola atuar como gestor público responsável por coordenar políticas e programas para mais de um milhão de jovens baianos. Para ele, atuar numa estrutura de tomada de decisões políticas exige a consciência de que se deve fazer políticas públicas para garantir direitos para a maioria da população, e a maioria dos jovens baianos são negros e da classe trabalhadora.

Emanoel Sobrinho abordou a problemática do racismo estrutural antinegro enquanto herança nefasta da colonização europeia e que se perpetuou na formação dos estados nacionais, sobretudo na América Latina. Por exemplo, o Estado brasileiro foi edificado pela elite da aristocracia agrária branca para concentrar terras e riquezas nas mãos de poucas famílias, mantendo o negócio lucrativo da escravização de negros nas grandes fazendas e nas atividades urbano-industriais, bem como o tráfico de africanos escravizados.

Nos dias de hoje, a necropolítica é a forma das classes dominantes usarem o poder de soberania do Estado para decidir quem vive e quem morre, quem deve estar livre e quem deve ser encarcerado, como aponta o filósofo camaronês Achille Mbembe. Neste sentido, surgem as questões: quem matou Marielle Franco? Quantos jovens negros morrem nas periferias das grandes e médias cidades brasileiras e qual o papel do poder público nessas mortes?

Foi um momento importante de tomada de consciência e reflexão sobre a temática por grande parte do público participante e que certamente enriquecerá as elaborações dos trabalhos de encerramento dos três cursos, afirmou Rosana Myashiro. Rosana disse ainda que a temática da negritude afor-brasileira integrará os conhecimentos técnicos de cada área profissional, como preconiza a proposta pedagógica de Educação Integral dos Trabalhadores.

A roda de conversa foi finalizada com o poesia "Ouçam o gemer dos homens", uma dura crítica à escravidão negra e à segragação racial no Brasil, de autoria de Jocivaldo dos Anjos. Houve também uma confraternização com um lanche coletivo envolvendo convidados e participantes.

A ETHCI/CUT agradece a todos e todas que tornaram possível a realização desta atividade coletiva de reflexão crítica e esperança pela construção de uma sociedade sem racismo e de solidariedade entre a classe trabalhadora. E ao mesmo tempo, convida todos e todas para a próxima atividade que será realizada amanhã (sábado), a partir das 19h30, com a peça teatral "Poeira", com Luan R. Rodrigues Telles. Confira programação do Arte&Boteco.