ESCOLA 7 DE OUTUBRO > ARTIGOS > SINDIBEL: NA LUTA POR IGUALDADE DE OPORTUNIDADES E NO COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

SINDIBEL: na luta por igualdade de oportunidades e no combate à violência contra as mulheres

Escrito po: Aparecida Maria Soares Viana, coordenadora de formação sindical do SINDIBEL

08/03/2018

Aparecida Maria Soares Viana (Cida), dirigente de formação sindical do SINDIBEL, fala sobre as lutas das mulheres trabalhadoras do serviço público de Belo Horizonte

Há mais de 20 anos o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (SINDIBEL) celebra as lutas do Dia Internacional da Mulher, 8 de Março! Neste ano de 2018, ação conjunta envolvendo as diretorias de mulheres, raça, gênero e orientação social, coordenada pela companheira Fabiana Quinino, e de formação sindical, assuntos sindicais e intersindicais, a qual coordeno, para realização de atos, atividades formativas e de visibilidade da luta por igualdade de oportunidades e direitos para as mulheres trabalhadoras.

No dia 6 de março, o SINDIBEL realizou o Seminário Mulheres na Luta para debater democracia, soberania e autonomia das mulheres na atualidade, pois não existe democracia sem a participação feminina. Contamos com a participação de Lucimar Martins, Secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-MG, na nossa roda de conversa, depois da exibição do filme "As sufragistas".

Na Prefeitura Municipal de Belo Horizonte BH ocorre a mesma desigualdade de gênero que se observa em todo país. As mulheres ocupam proporcionalmente muito menos cargos de poder na gestão municipal. Para exemplificar, há apenas duas mulheres atuando como secretárias municipais da Prefeitura, a saber: secretaria municipal de políticas sociais e de secretaria municipal de serviços urbanos.

Além da desigualdade, as mulheres sofrem com o assédio. É cada vez maior o número de denúncias que chegam ao SINDIBEL de servidoras municipais que relatam assédios nos ambientes de trabalho praticados por colegas e gestores. Em alguns casos, as servidoras chegam a acionar o setor de readaptação funcional no intuito de provocar uma movimentação de local de trabalho, diante das situações absurdas de violência.

Há também conquistas. Em 2009, as servidoras alcançaram o direito a 180 dias de licença maternidade, luta encampada pelo SINDIBEL. Mas, ainda temos muito desafios na luta por igualdade e direitos.

Nesse sentido, o SINDIBEL assume seu papel de  enfrentar à violência contra as mulheres em nossos espaços de trabalho, bem como de lutar por direitos e igualdade de oportunidades para as mulheres do serviço público municipal de Belo Horizonte. Reforçamos nossa solidariedade às lutas de todas as mulheres trabalhadoras em qualquer parte do mundo.

Parabenizamos as mulheres pela luta cotidiana e por seguirem fortes no combate ao retrocesso de direitos da cidadania feminina conquistados duramente, como foi demonstrado nos atos de rua hoje em Belo Horizonte, mais especificamente da Marcha que realizamos da Praça da Assembleia Legislativa à Praça Sete, com a participação de massas do movimento sindical e dos movimentos sociais, e em todos os cantos do Brasil.

O SINDIBEL continuará sendo um instrumento de lutas e de construção da unidade da classe trabalhadora para a conquista coletiva de um Brasil de Direitos, Democracia e Soberania, que respeite a Autonomia das Mulheres!